QUER SABER OS 3 MAIORES MOTIVOS PARA VOCÊ TREINAR ABDOMINAL TODOS OS DIAS!?!?

 

Pois é… quais os motivos para treinarmos abdominais todos os dias?!?!

 

Bem,  para isto devo perguntar a você….  Está treinando a região abdominal por quê?

 

Quer ter um abdominal “tanquinho” ???

 

 

 

Quer sair da cama, pela manhã, acionando seu “core” sem problema algum!??

 

 

 

 

Ou tem fortes dores lombares e sabe que blindando a “casa de força” tudo será resolvido!!?

 

 

 

E então?!?

 

Foi por estas 3 razões, ai acima, que decidi aprofundar um pouco neste assunto aqui no Blog.

 

Na verdade, tanto a forma estética, quanto a funcional ou terapêutica, já são suficientes para que achemos tempo, durante qualquer momento do dia, para treinarmos a região abdominal, ou região do core ou, se quiser, chame de “casa de força”, lembrando das minhas aulas de Pilates.  😀

 

1.Ganho Estético.

 

Focando o treino de abdominal no ganho estético, podemos dizer que é o primeiro no ranking nas academias!! Mas, o lado positivo além de trincar seu abdômen, é a força funcional que você irá adquirir de lambugem. 😉

 

 

 

2.Força Funcional.

 

Em qualquer situação do nosso dia-a-dia, nós necessitamos que o CORE esteja fortalecido, pois a força funcional desta parte do nosso corpo, é de extrema importância na execução de qualquer movimento, até o menor que seja,  ele sempre será acionado, dando suporte aos membros superiores e inferiores.

 

 

A CASA DE FORÇA (PowerHouse) por estar situada na região central do nosso corpo, ela ameniza a força que os braços e pernas deveriam fazer para executar algum movimento de força exigido pelo nosso corpo.

 

Assim, a região abdominal nos dá força e eficiência para qualquer movimento que precisemos executar, tanto de força, quanto sem força, como exemplo, uma posição estática ou de equilíbrio.

 

Portanto, ter a área do core blindada é um parâmetro para ter boa Força Funcional.

 

3.Forma Terapêutica.

 

Agora…. falando daquela dor na lombar arrasadora?!

 

Sim!!! O treino abdominal tende sim, a amenizar gradualmente, a insuportável dor na lombar!!

 

 

 

Explico:

 

Eu mesma, já fiquei, um longo período da minha vida, convivendo com uma forte dor na lombar, por excesso de tempo sentada no trabalho etc.

 

Mas, com um trabalho de fortalecimento do CORE, há pouco, me libertei deste mal.

 

Por isso, falo com propriedade a respeito deste assunto.

 

Vamos lá…

 

Segundo pesquisas feitas nos EUA, em 2007,  existe a estimativa que 12% dos adultos, sofriam de dor na lombar, e eles gastaram, aproximadamente, U$D 30 bilhões em tratamentos.

 

Após isso, houveram outras pesquisas para descobrir como prevenir as dores nas costas e o que poderiam fazer para administrar a dor, depois que ela já estivesse instalada na rotina dos pacientes. Foi apontado que o fortalecimento e controle muscular, seria vital para manter o suporte da coluna e exterminar a dor.

 

 

Pensem comigo... a coluna é como se fosse a fundação de um prédio, é a base, o alicerce, promovendo suporte para todos os nossos movimentos; mas, se nós tirarmos toda a musculatura da coluna e a colocarmos em uma plataforma, apenas com os ligamentos e os discos, ela poderá suportar, nada mais que 2 kg de pressão!!

 

Portanto, concluímos que são os músculos que, realmente, fornecem suporte para a coluna e também a mantém  neutra quando ela sofre sobrecarga.  😯 

 

Esse suporte ocorre, quando estamos andando, levantando pesos, ou em qualquer outro movimento de padrão funcional.

 

Para adentrarmos mais no assunto, terei que dividir em dois tipos de unidades musculares.

 

O primeiro grupo que vou referir é a Unidade Interna. Eles são os músculos mais profundos do abdômen e da lombar e que circundam a coluna, eles literalmente, “abraçam” e contornam a coluna. Como esses músculos são tão profundos e próximos à coluna, eles não são capazes de movimentá-la. Ao invés disso, esses músculos controlam a posição da coluna sobre cargas baixas.

 

O que quero dizer com cargas? Cargas baixas incluem atividades como ficar em pé e parado. Nessa situação nós não queremos solicitar grandes grupos musculares para darem suporte a posição da nossa coluna. Nós precisamos ser capazes de respirar e não nos esforçarmos demais. Nós utilizamos uma ativação de baixa carga para controlar a posição da nossa coluna utilizando a Unidade Interna. Saber isto é muito bacana né!?? 😆 

 

 

Assim, esses músculos da Unidade Interna trabalham aerobiamente, ou seja, eles trabalham por longos períodos de tempo em baixa intensidade. Eles funcionam a 30% da sua capacidade máxima. Isso é quase nada – é apenas uma leve contração que ocorre nos “bastidores”, e que nós nem percebemos.  😉 

 

Assim, vale salientar que no grupo abdominal, o músculo mais profundo é o transverso abdominal, e este detalhe faz toda a diferença, no quesito sustentação do nosso corpo.

 

O Transverso abdominal se liga ao tecido conectivo ao redor da coluna. Suas fibras, como o próprio nome sugere, estão direcionadas lateralmente ao redor da cintura e se inserem na fáscia ou tecido conectivo na parte frontal do abdômen. Quando o transverso abdominal se contrai, ele estreita a cintura, de forma muito parecida com um corselete ao redor da seção média. Isso cria uma leve ação de suporte ao redor da coluna. Ou seja, além de afinar a cintura, este transverso abdominal dará maior sustentação a coluna. E isto é ótimo!!!  😀 

 

 

 

Uma pesquisa realizada em 1971, descobriu que pessoas com dores na lombar possuem uma disfunção no transverso abdominal. Se você pegar um grupo de pessoas que não tem dores na lombar e pedir para que eles levantem o braço, vai descobrir que o transverso abdominal é mobilizado para dar apoio à coluna antes deles moverem o braço.  😯 

 

Por que ele precisa fazer isso? Porque quando seu braço se move para frente você provavelmente irá sobrecarregar a sua coluna, e, portanto, o seu cérebro reconhece isso e suporta a coluna antes de você mover o seu braço.

 

Pessoas com dores na lombar possuem uma função diferente desse músculo, ele é recrutado, posteriormente, após a elevação do braço, o que é muito tarde para dar suporte à coluna. Sendo assim, eles levantam o braço e só então os músculos são recrutados.

 

Esse é, potencialmente, o motivo pelo qual algumas pessoas terão dores na lombar. Após a descoberta dessa mudança de função muscular houve um grande foco em treinar esse mecanismo.

 

Quando combinamos o multifidio (outro músculo) com o transverso do abdômen, nós conseguiremos imaginar um invólucro ao redor da coluna que dá apoio à coluna espinhal.

 

E mais, se combinarmos a ação desses dois músculos com os músculos do assoalho pélvico e com os músculos do diafragma, termos um efeito cilíndrico que sela a seção média e cria uma leve pressão ao redor da coluna (PowerHouse).

 

Conclui-se, então que a Unidade Interna trabalha com cargas muito baixas e não movimenta a coluna. Ela existe para estabilizar a coluna durante atividades leves.

 

Já a Unidade Externa é a próxima camada, que vai das costelas até a pelve.

 

Para termos uma ideia, na parte frontal do nosso corpo, ela está localizada na parede abdominal e, na parte posterior, nos extensores da coluna (é uma longa cadeia muscular que percorre as duas laterais da coluna). Estes sim, serão capazes de inclinar e mover a coluna.

 

Os conhecidos abdominais oblíquo externo, oblíquo interno e o reto abdominal, fazem parte da unidade externa; algumas partes desses músculos são mais eficientes para puxar a pelve, enquanto outras partes são melhores para puxar as costelas.

 

Abdominal inferior.

 

Isto explica o porquê do abdômen inferior possuir a habilidade de controlar a posição da pelve. Como exemplo, quando estamos fazendo aquela caminhada pelo parque, ou mesmo executando qualquer atividades com os membros inferiores, nós precisamos ser capazes de estabilizar a posição da nossa pelve para que possamos utilizar nossos músculos efetivamente. Se a pelve começar a se mover enquanto você executa esses tipos de atividades, isso pode levar à lesões e reduzir a potência do movimento.

 

 

 

Então, conclui-se que os abdominais inferiores possuem um papel postural e funcional muito importante, pois ao segurar a pelve para que possamos utilizar as pernas sem distorcer a posição da coluna ajuda com excelência a proteção da nossa coluna.

 

E os Abdominais Superiores ??

 

Estes também situam-se na parede abdominal, só que eles contribuem para puxar as costelas.  Os exercícios dos abdominais superiores puxam as costelas em direção à pelve, como crunches e os exercícios abdominais mais convencionais.

 

 

 

Abdominal Oblíquo.

 

E nos treinos em que há torções de tronco??

 

Neste caso, a parede abdominal trabalhará os Oblíquos, acima referido, movendo as costelas para cima e transversalmente em direção a um lado.

 

 

 

 

Os oblíquos, tem como característica serem rotadores do tronco e estão envolvidos em todos os exercícios de torções do corpo. Importante serem fortalecidos !!

 

Extensores da Coluna.

 

E os extensores da coluna, o que são realmente!??

 

São músculos que mantém a coluna ereta!!! contra as sobrecargas que tentam nos curvar para frente.  😕 

 

Eles trabalham duro em exercícios como agachamentos, inclinações frontais ou quaisquer atividades que envolvam inclinar o tronco e levantar algo do solo. Opa!!! Os Extensores nos presenteiam com sua força funcional   🙂  

 

 

 

Nos fornecem potência, força e nos mantêm com as costas na posição de extensão, quando forças externas estão tentando nos inclinar para frente. Os Extensores da Coluna elevam o nosso peito durante os agachamentos e inclinações frontais e são responsáveis por manter a nossa postura!!

 

Alças Musculares.

 

E finalmente temos as alças musculares.

 

As alças são constituídas de uma série de músculos e tecidos que conectam membros superiores e inferiores através da seção média.

 

É uma maravilhosa cadeia muscular, que conecta os membros inferiores aos membros superiores. 

 

É o mecanismo que nos dá potência.

 

Para que esses músculos façam o seu trabalho nós precisamos ser capazes de estabilizar a nossa seção média.

 

Por exemplo, se você tentar empurrar algo, suas pernas estão impulsionando, empurrando essa força para os braços. Se ocorre uma falta de estabilização no centro, toda essa força é perdida. Portanto, a força dos músculos em seus membros superiores e inferiores é tão boa quanto a sua habilidade de estabilizar.

 

Resumindo…O mecanismo de alças é uma série de conexões musculares que nos fornecem força funcional. 

 

 

 

Exercícios como as Pranchas, criam uma ativação tridimensional, ou seja, nos músculos da frente, das costas e do lado para estabilizarem o tronco, utilizando estas alças musculares.

 

Assim sendo, diante de todo este estudo, podemos afirmar que a musculatura abdominal deve ser fortalecida por inúmeros motivos, como o valor funcional do nosso corpo, facilitando nossas atividades do dia-a-dia, desde as mais singelas como caminhar, sentar, levantar; ou pelo valor terapêutico, nos livrando das indesejáveis dores nas costas através do fortalecimento da região do CORE, e por fim, o valor estético, que cá entre nós … este vem de bônus por todo nosso esforço em buscar uma qualidade de vida.

 

E então?? Vamos treinar nossos músculos do CORE???

 

Vamos nos tornar mais funcionais e sem dores ???

 

Boraaa fortalecer nossa Casa de Força!!!

 

Se gostou do artigo, comenta ai!!  😉 

 

Dica: O ideal é que seja realizada uma avaliação médica, antes mesmo de iniciar qualquer esporte, como também, toda e qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional qualificado!!  😉 

 

 

 

 

 

 

2 thoughts on “QUER SABER OS 3 MAIORES MOTIVOS PARA VOCÊ TREINAR ABDOMINAL TODOS OS DIAS!?!?

  1. Olá Rô Marks.
    Achei de suma importância este assunto, que muitas vezes, quando treinamos em academia, não é muito esclarecedor, e confesso que fico receoso na execução do treino.
    Principalmente, na execução de alguns que se relacionam com a lombar, que no meu caso, sinto um pouco de dor, quando me distraio no treino.
    Na verdade, gostaria de saber o que é o CORE, e para que serve?
    Agradeço desde já.
    Um Abraço.

    1. Boa noite George.
      Fico muito feliz em saber que está gostando do conteúdo do meu Blog.
      Quanto a tua dúvida é bem fácil de te responder…
      O CORE, na verdade, eu ouvi falar pela primeira vez, nas minhas aulas de Pilates.
      Nosso corpo tem, no centro, a região abdominal, que serve, principalmente, para dar suporte aos membros superiores e inferiores.
      No Pilates, chamamos de CASA DE FORÇA(Power House).
      O Core(região Abdominal) bem fortalecida, nos dará força e eficiência para qualquer movimento que precisemos executar, até mesmo para aquela posição estática ou de equilíbrio.
      Entendeu George, que a região abdominal serve além do fator estético e terapêutico, no nosso dia a dia, também funcionalmente, nos ajudando a executar movimentos de força ou, simplesmente, o equilíbrio do corpo, através do CORE fortalecido.
      Espero ter te ajudado.
      Qualquer coisa é só me chamar.
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.