Está com falta de tempo para malhar??
Precisa queimar muitas calorias em um curto espaço de tempo??
Então o HIIT vai te dar uma força, com apenas 30 minutos diários, você irá queimar gordura e tornear seus músculos, quase como num passe de mágica!!
Uma das mais novas tendências no mundo fitness é o HIIT, com circuitos curtos e intensos, é feito sob medida para quem não tem muito tempo e quer perder peso e ganhar músculos.
Este método, vem substituir as longas horas de treino, por curtas aulas coletivas de 30 minutos, que tem por objetivo, manter o gasto de energia por várias horas seguidas.
Chama-se HIIT, sigla em inglês que significa High Intensity Interval Training, traduzindo treinamento intervalado de alta intensidade.
Segundo a maior e mais importante organização sobre medicina esportiva e atividade física, o American College of Sports Medicine, o HIIT é a grande sacada dos últimos tempos, pois ela é perfeita para quem não tem tempo e quer uma atividade física diferente das já existentes, para definir os músculos, melhorar o condicionamento físico e, principalmente, EMAGRECER!!
O que ocorre, na verdade, é que com a prática do HIIT, é provocada uma considerável diminuição da necessidade de oxigênio para o sistema aeróbio, acelerando, desta forma, o METABOLISMO por até 2 horas, após o término do treino.
O bom disso tudo, é que pode ser praticado até mesmo por iniciantes, pois cada um (iniciante, intermediário e avançado) seguirá seu próprio ritmo, devendo porém, cumprir as séries por número de repetições ou por tempo decorrido.
O que vale é NÃO PARAR!!
O MELHOR PRÊMIO, SERÃO OS RESULTADOS DE UM RÁPIDO EMAGRECIMENTO!!
Pelo fato de, geralmente, o treinamento HIIT, alternar quatro estações de exercícios, como air bike, remo, halteres e step deck, é quase impossível seus músculos não ficarem torneados também.
DEFINIR A MUSCULATURA, também fará parte da infinidade de benefícios que o HIIT trará para todo o corpo.
Se você conseguir se organizar para praticar o treino HIIT, 3 vezes por semana, terá um saldo de queima de 300 a 450 calorias em cada aula.
Então a dica é a seguinte…
Aqueça seus músculos, por uns 5 minutos (para evitar lesões).
Poderá ser, dando pulos no mesmo lugar (poderá usar uma corda), ou mesmo exercitando membros superiores e inferiores até sentir que está totalmente aquecida.
Logo em seguida, comece com 1 minuto intenso; por exemplo, usando uma bicicleta para pedalar com uma carga pesada, o mais rápido que puder.
Após, imediatamente, treine a pedalada com pedal leve, por mais 1 minuto, ou caso não consiga, descanse, repousando totalmente o corpo.
Isso prosseguirá até alcançar o tempo de 20 minutos, onde finalizará a aula.
Também, poderá utilizar a esteira e a corda, conjuntamente, intercalando os 3 tipos de exercícios, utilizando um tempo aproximado de 5 minutos para cada um.
Alterne um minuto e meio de execução intensa, com um minuto de descanso.
Tudo isso, é apenas um norte para iniciar o treinamento, na verdade não existe um formato obrigatório para o treinamento intervalado de alta intensidade, o que deve se levar em consideração é o acompanhamento de um profissional especializado, para que os exercícios estejam, realmente, sendo bem executados.
A intensidade MÁXIMA e o DESCANSO, é o básico do HIIT.
Hoje, existem variações do HIIT, que foram discriminadas através de Protocolos pelo mundo afora.
Os mais famosos são:
PROTOCOLO TABATA (este é o mais famoso):
Com ciclos de 20 segundos, de atividade com intensidade máxima, seguidos por 10 segundos de descanso.
PROTOCOLO GIBALA:
O Método HIIT do pesquisador canadense Martin Gibala envolve 3 minutos de aquecimento, com 8 a 12 ciclos, de 60 segundos de exercício em intensidade máxima; seguido de 75 segundos de descanso.
Em 2011, Gibala publicou uma versão, onde adaptou para pessoas sedentárias.
A versão envolve 3 minutos de aquecimento, com 10 ciclos de 60 segundos de exercício intenso (60% da capacidade máxima); seguido de 60 segundos de descanso.
PROTOCOLO TIMMONS:
O protocolo do pesquisador inglês Jamie Timmons consiste em três séries, de 2 minutos de pedalada suave na ergométrica; seguidas por 20 segundos de máximo de esforço, para ser executado,por três vezes na semana.
Esta tendência mundial em treinamento, com uma aula curta e intensa, já está fazendo um grande número de adeptos, pois conjuga queima do excesso de gordura e tonifica e define os músculos, trazendo ao final de 30 minutos uma agradável sensação de bem estar a seus participantes.
Na verdade, traz uma SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO! EXPERIMENTE!!
DÚVIDAS??
1.DEVO AQUECER SEMPRE ANTES DE INICIAR O TREINAMENTO HIIT??
SIM!!!
Por se tratar de exercício de alta intensidade, o aquecimento é necessário.
Um segredinho… antes de iniciar reproduza os movimentos que irão ser realizados em uma velocidade mais lenta, assim seu corpo já entenderá que virá o treinamento mais intenso, após esse aquecimento! 😉
2. SE EU TREINAR HIIT, EM UM ESPAÇO DE TEMPO MAIOR QUE 20 MINUTOS OU 30 MINUTOS, DÁ MAIS EFEITO??? 🙄
NÃO!!
Nos exercícios de alta intensidade, já são utilizados o índice máximo de força!
Logo, o volume de tempo deve ser menor.
O treinamento HIIT, de 20 minutos a 30 minutos, JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO!! 😉
3. POSSO TREINAR O HIIT, DE FORMA MAIS AMENA?? 😳
NÃO!!
Na verdade, “alta intensidade”, significa que teremos que usar a força máxima, em um curto espaço de tempo.
O gasto calórico, eleva a taxa metabólica e mobiliza a gordura como substrato energético, tendo como saldo positivo, a queima do excesso de gordura no corpo.
4. PRECISO AGUARDAR O TEMPO DE RECUPERAÇÃO, ENTRE UM TREINO E OUTRO??
SIM!!
Negligenciar o tempo que o corpo necessita para recuperação, é como boicotar sua própria condição física.
Respeite seus limites, para que seu corpo processe o gasto que sofreu e se renove, naturalmente.
5. SE EU FIZER EXERCÍCIOS MAIS COMPLEXOS, TEREI MAIS RESULTADOS??
Na verdade, escolher movimentos mais complicados podem causar fadiga e cansaço muscular desnecessários.
Faça o básico, e bem executado, o resultado positivo esta garantido!!
No TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT), malha-se por um curto espaço de tempo, e consegue-se queimar uma boa parte do excesso de gordura durante todo o dia, pois o METABOLISMO está ACELERADO.
E MAIS!! O segredo é intercalar treino intenso com descanso, mas antes um breve aquecimento para evitar contraturas.
Por fim, PRATICAR HIIT, DE DUAS A TRÊS VEZES POR SEMANA, JÁ É SUFICIENTE PARA QUE TRAGA GRANDES BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE E PARA SEU CORPO, lembrando que, o treinamento deve ser sempre com supervisão de um profissional qualificado!!
Bom treino!! 😉