Antes de mais nada, gostaria de começar este maravilhoso artigo, sobre a Dieta Cetogênica, esclarecendo a vocês que todos os meus artigos do blog, são feitos com muito estudo, com muita dedicação, sempre vislumbrando o que há de mais novo em artigos científicos e que, muitas vezes, não temos acesso na literatura cotidiana. Assim, o meu papel aqui é, simplesmente, abordar estes assuntos, que entendo ser de suma importância para todos nós.
Esclarecendo isto, vamos falar um pouco, do começo, desta dieta tão desconhecida.
Sim, a dieta cetogênica já existe há muito tempo!!
Lá, por 1920, foi quando começou a ser usada para o tratamento da Epilepsia.
Naquela época, foi utilizada como um tratamento não medicamentoso. As convulsões decorrentes da Epilepsia deixavam de ocorrer, gradativamente, em pacientes que adotavam a Dieta Cetogênica.
Em meados dos anos 80, uma pesquisadora norte-americana resolveu tratar seu esposo; que encontrava-se em estado avançado do Mal de Alzheimer, com a Dieta Cetogênica.
Com a inclusão de triglicerídeos de cadeia média (tipo de gordura que encontra-se, como exemplo, no óleo de coco) na alimentação do marido enfermo, conseguiu involuir aqueles sinais e ele retornou a vida normal, voltando, a caminhar e, até a dirigir seu próprio automóvel. 🙂
*TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM ESTE ARTIGO RELACIONADO>> CLIQUE AQUI*
Assim, após este breve histórico, já podemos vislumbrar o positivo saldo que esta dieta traz a nossa saúde.
Cá entre nós, analisando a Dieta Cetogênica e a Dieta Lowcarb, ambas possuem o mesmo princípio, ou seja, a redução de carboidratos.
Porém, na Dieta Cetogênica, a redução da ingestão de carboidratos é mais drástica, e com isso os efeitos serão potencializados. Aí é que está o “Q” da questão. 😉
Podemos dizer que é uma dieta que restringe a ingestão de carboidratos, priorizando alimentos ricos em gordura.
Ou seja, você diminuirá a ingestão de carboidratos e substituirá por gordura saudável. A redução de carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose, em que a gordura fornece a maior parte da energia para o corpo.
As dietas cetogênicas podem, também causar grandes reduções nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Isto, juntamente com o aumento das cetonas no organismo, traz vários benefícios para a saúde (6, 8, 9, 10, 11).
INSULINA
Ocorre que se baixarmos a ingestão de carboidratos, baixamos também o estímulo à insulina, ou seja, diminuem as chances de sofrermos de diabetes, aterosclerose, doenças cardiovasculares.
Claro gente… que tudo isso que estou falando, deve ter acompanhamento de um profissional da saúde, pois tudo vai depender da individualidade de cada um, considerando parâmetros sanguíneo, físico e outros.
No caso dos pacientes que sofrem com a diabetes, ou mesmo aqueles que estão na pré-diabetes, terão uma regressão considerável.
Vários estudos mostram que este tipo de dieta pode ajudar a perder peso e melhorar a saúde (1).
Estudos afirmam que dietas cetogênicas podem ter benefícios contra doenças como diabetes, câncer, epilepsia e doença de Alzheimer (2, 3, 4, 5).
Como exemplo, temos um estudo científico que concluiu, com referência ao assunto diabetes que “A modificação dietética levou a melhorias no controle glicêmico e redução / eliminação de medicação em voluntários motivados com diabetes tipo 2. A dieta pobre em carboidratos levou a maiores melhorias no controle glicêmico e redução / eliminação de medicação mais freqüente do que a dieta com baixo índice glicêmico. Modificação de estilo de vida usando intervenções de baixo carboidrato é eficaz para melhorar e reverter o diabetes tipo 2.” (2)
E, quando reduzimos ainda mais a quantidade de carboidratos na nossa dieta, consequentemente, nosso nível de insulina melhora, entrando nosso corpo num estado de sobrevivência positiva, momento em que ele necessita arranjar outra energia para o cérebro funcionar, por exemplo.
CÉREBRO
Cérebro funcionar??? Como assim???
Acontece que nosso cérebro tem uma dificuldade muito grande de trabalhar com outra fonte, senão o carboidrato.
Então, esta seria a única motivação para que pensássemos, em termos de macronutrientes, para ter a necessidade dos carboidratos em farináceos, por exemplo???
Não!!!
Este carboidrato que tanto o cérebro necessita, poderá ser retirado de vegetais.
Os vegetais, por exemplo, que além de serem ricos em sua composição de vitaminas, minerais e antioxidantes, também geram esta energia, pois também possuem carboidratos!!
Já o resto do nosso corpo, administra muito bem a necessidade de energia, modificando a proteína e a gordura, e utilizando-os como combustível.
Estudo científico (vide item/link 5) afirma que a dieta cetogênica é uma dieta com alto teor de gordura na qual os carboidratos são quase eliminados para que o corpo tenha fontes dietéticas mínimas de glicose. Os ácidos graxos são, portanto, uma fonte obrigatória de produção de energia celular pelos tecidos periféricos e também pelo cérebro. O consumo da dieta cetogênica é caracterizado por níveis circulantes elevados dos corpos cetônicos, acetoacetato, β-hidroxibutirato e acetona, produzidos em grande parte pelo fígado. Durante altas taxas de oxidação de ácidos graxos, grandes quantidades de acetil-CoA são geradas.
*TALVEZ VOCÊ QUEIRA LER TAMBÉM ESTE ARTIGO RELACIONADO>> CLIQUE AQUI*
Estes excedem a capacidade do ciclo do ácido tricarboxílico e conduzem à síntese dos três corpos cetônicos nas mitocôndrias do fígado. Os níveis plasmáticos de corpos cetônicos aumentam, com acetoacetato e β-hidroxibutirato aumentando três vezes a quatro vezes a partir dos níveis basais de 100 e 200 µmol / l, respectivamente (Musa-Veloso et al. , 2002 ).
Na ausência de glicose, a fonte preferida de energia (particularmente do cérebro), os corpos cetônicos são usados como combustível em tecidos extra-hepáticos. Os corpos cetônicos são oxidados, liberando acetil-CoA, que entra no ciclo do ácido tricarboxílico.( 5)
*Relembrando, o que já abordei em outro artigo, os macronutrientes são: proteína, gordura e carboidrato.*
CETOSE
Entretanto, diante de tudo isso, e já voltando a nossa Dieta Cetônica, nosso corpo é preparado para enfrentar períodos de jejum, ou seja, viver com baixíssima quantidade de carboidratos, aumentando a quantidade de gordura boa, ou sejam viver na cetose.
Assim, para gerar saciedade e energia, aumenta-se a quantidade de gordura boa.
Segundo o renomado Dr. Victor Sorrentino, o nosso corpo está preparado, tanto para longos períodos de jejum, como também privar-se da ingestão de carboidrato, claro que respeitando cada indivíduo e sempre com acompanhamento de um profissional da saúde.
Contudo, após um determinado período, em que o corpo humano sente que há privação de carboidratos na dieta diária, o organismo começa a produzir corpos cetônicos, que irão servir de combustível pro cérebro.
Tudo isso, servirá para que nosso corpo diminua a necessidade da ingestão de carboidratos.
A produção de corpos cetônicos é feita a partir da ingestão de gordura boa, que levará de 3 dias a 10 dias para que o corpo se adapte a novidade.
Quando isso acontece, o corpo torna-se incrivelmente eficiente na queima de gordura. Ela também transforma gordura em cetonas no fígado, fornecendo também energia para o cérebro (6, 7).
Neste momento, o indivíduo começa a experimentar uma nova fonte de energia, considerada acima daquela energia que o macronutriente carboidrato geraria. A Dieta Cetogênica alimenta de tal forma o cérebro que não deixa acontecer a baixa de energia. Dai, voltamos ao início do artigo quando falei da regulação de algumas funções cerebrais, como é o caso da Epilepsia.
Outro estudo publicou o resultado de uma pesquisa feita, em 1999, três a seis anos após o início, a dieta cetogênica mostrou-se eficaz no controle de convulsões de difícil controle em crianças. A dieta geralmente permite diminuir ou interromper a medicação. É mais eficaz do que muitos dos novos anticonvulsivantes e é bem tolerado quando é eficaz.(3)
CURIOSIDADE:
A grande maioria dos pacientes que sofrem com a Epilepsia, que começam a Dieta Cetogênica melhoram seus sintomas e podem até abandonar as medicações que impediriam as convulsões.
MAS ATENÇÃO: Esta alternativa deve ser analisada por profissional da saúde que já acompanha o paciente!!
CÂNCER E O TRATAMENTO
A Dieta Cetogênica está sendo usada também no tratamento do câncer e está tendo excelentes resultados. ( 4)
Olha que interessante… a maioria dos cânceres, possuem a necessidade de glicose (=carboidrato) para sobreviver, no entanto, com a falta de glicose nesta dieta, não há uma “moeda de troca” utilizável pelo câncer para crescer, daí, não tendo combustível necessário para se desenvolver no corpo, há um impedimento no seu crescimento.
ENTÃO…QUAIS SÃO AS GORDURAS BOAS???
Como exemplo de gorduras boas temos as oleaginosas, abacate, triglicerídeos de cadeia média como o coco, o óleo de coco e o azeite de oliva.
E A PERDA DE PESO???
A dieta cetogênica é determinante na perda de peso (8), e é extremamente, eficaz na redução dos fatores de risco para várias doenças ( 9, 10, 11).
Inúmeras pesquisas vem comprovar que a dieta cetogênica traz mais resultados que as dietas utilizadas comumente, em especial aquelas que recomendam de baixo teor de gordura ( 14, 15, 16). Além do que , na dieta cetogênica, não é necessário ficar contando calorias.
Além disso, um estudo descobriu algo muito importante, as pessoas em uma dieta cetogênica perderam 2,2 vezes mais peso que os indivíduos em uma dieta de baixa gordura com restrição calórica. Os níveis de triglicerídeos e colesterol HDL também melhoraram (17, 18).
A dieta cetogênica ajuda no emagrecimento por aumentar a ingestão proteica e o nível das cetonas, além de manter baixos níveis de açúcar no sangue e por melhorar a sensibilidade à insulina; esses são fatores que contribuem para o emagrecimento (14, 19, 20,21, 22, 23, 24, 25, 26).
RESUMINDO:
A DIETA CETOGÊNICA = BAIXA INGESTÃO DE CARBOIDRATOS + DIMINUIÇÃO DA INSULINA + AUMENTO DO NÍVEL DE ENERGIA + SACIEDADE!!
Tenha em mente que toda e qualquer mudança, nos seus hábitos alimentares, deve ser acompanhada por um profissional de saúde!! 😉
REFERÊNCIAS:
- Lowry JK, Snyder JJ, Lowry PW. Tumores cerebrais em idosos: tendências recentes em um estudo de coorte de Minnesota. Arch Neurol. 1998; 55 : 922-928. doi: 10.1001 / archneur.55.7.922. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Kaiser J. Não há reunião de mentes sobre o câncer infantil. Ciência. 1999; 286 : 1832-1834. doi: 10.1126 / science.286.5446.1832. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Kaatsch P, Rickert CH, Kuhl J, Schuz J, Michaelis J. Dados epidemiológicos baseados em população sobre tumores cerebrais em crianças alemãs. Câncer. 2001; 92 : 3155-3164. doi: 10.1002 / 1097-0142 (20011215) 92:12 <3155 :: AID-CNCR10158> 3.0.CO; 2-C. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Jukich PJ, McCarthy BJ, Surawicz TS, Freels S, Davis FG. Tendências na incidência de tumores cerebrais primários nos Estados Unidos, 1985-1994. Neuro-oncol. 2001; 3 : 141–151. doi: 10.1215 / 15228517-3-3-141. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Seyfried TN, Mukherjee P. Visando o metabolismo energético no câncer cerebral: revisão e hipótese. Nutr Metab (Lond) 2005; 2 : 30 doi: 10.1186 / 1743-7075-2-30. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Fisher PG, Buffler PA. Gliomas malignos em 2005: para onde ir a partir daqui? Jama. 2005; 293 : 615-617. doi: 10.1001 / jama.293.5.615. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Bhat SR, Goodwin TL, Burwinkle TM, Lansdale MF, Dahl GV, Huhn SL, Gibbs IC, Donaldson SS, Rosenblum RK, Varn JW, Fisher PG. Perfil do cotidiano em crianças com tumores cerebrais: uma avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde. J Clin Oncol. 2005; 23 : 5493-5500. doi: 10.1200 / JCO.2005.10.190. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Seyfried TN, Sanderson TM, El-Abbadi MM, McGowan R, Mukherjee P. O papel de corpos de glicose e cetona no controle metabólico do câncer cerebral experimental. Br J Cancer. 2003; 89 : 1375-1382. doi: 10.1038 / sj.bjc.6601269. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Seyfried TN, Mukherjee P. Efeitos antiangiogênicos e pró-apoptóticos da restrição dietética no câncer cerebral experimental: papel dos corpos de glicose e cetona. Em: Meadows GG, editor. Integração / Interação do Crescimento Oncológico. 2. vol. 15. Nova York: Kluwer Academic; 2005. [Kaiser H (Editor de séries): Crescimento e progressão do câncer ]
- Mukherjee P, Abate LE, Seyfried TN. Efeitos antiangiogênicos e proapoptóticos da restrição dietética em tumores cerebrais de ratos e humanos. Clin Cancer Res. 2004; 10 : 5622-5629. doi: 10.1158 / 1078-0432.CCR-04-0308. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Mukherjee P, El Abbadia MM, Kasperzyk JL, Ranes MK, Seyfried TN. A restrição dietética reduz a angiogênese e o crescimento em um modelo ortotópico de tumor cerebral de camundongo. Br J Cancer. 2002; 86 : 1615-1621. doi: 10.1038 / sj.bjc.6600298. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Greene AE, Todorova MT, Seyfried TN. Perspectivas sobre o manejo metabólico da epilepsia através da redução dietética da glicose e elevação dos corpos cetônicos. J Neurochem. 2003; 86 : 529-537. doi: 10.1046 / j.1471-4159.2003.01862.x [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- VanItallie TB, Nufert TH. Cetonas: o patinho feio do metabolismo. Nutr Rev. 2003; 61 : 327–341. doi: 10.1301 / nr.2003.oct.327-341. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Klepper J, Diefenbach S, Kohlschutter A, Voit T. Efeitos da dieta cetogênica na síndrome de deficiência do transportador de glicose 1. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2004; 70 : 321-327. doi: 10.1016 / j.plefa.2003.07.004. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Falk RE, Cederbaum SD, Blass JP, Gibson GE, Kark RA, Carrel RE. Dieta cetônica no manejo da deficiência de piruvato desidrogenase. Pediatria. 1976; 58 : 713-721. [ PubMed ]
- Taylor MR, Hurley JB, Van Epps HA, Brockerhoff SE. Um modelo de zebrafish para a deficiência de piruvato desidrogenase: resgate de disfunção neurológica e letalidade embrionária usando uma dieta cetogênica. Proc Natl Acad Sci EUA. 2004; 101 : 4584-4589. doi: 10.1073 / pnas.0307074101. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Veech RL. As implicações terapêuticas dos corpos cetônicos: os efeitos dos corpos cetônicos em condições patológicas: cetose, dieta cetogênica, estados redox, resistência à insulina e metabolismo mitocondrial. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2004; 70 : 309-319 doi: 10.1016 / j.plefa.2003.09.007. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Mantis JG, Centeno NA, Todorova MT, McGowan R, Seyfried TN. Manejo da epilepsia idiopática multifatorial em camundongos EL com restrição calórica e dieta cetogênica: papel dos corpos glicêmicos e cetônicos. Nutr Metab (Lond) 2004; 1 : 11. doi: 10.1186 / 1743-7075-1-11. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Tisdale MJ. Papel da acetoacetil-CoA sintetase na utilização de acetoacetato pelas células tumorais. Cancer Biochem Biophys. 1984; 7 : 101-107. [ PubMed ]
- Morris AA. Metabolismo do corpo cetônico cerebral. J Inherit Metab Dis. 2005; 28 : 109-121. doi: 10.1007 / s10545-005-5518-0. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Sawai M, Yashiro M., Nishiguchi Y, Ohira M, Hirakawa K. Efeitos inibidores do crescimento do corpo cetônico, monoacetoacetina, em células de câncer gástrico humano com deficiência de succinil-CoA: 3-oxoácido CoA-transferase (SCOT). Anticancer Res. 2004; 24 : 2213-2217. [ PubMed ]
- Cápsulas de Veech RL, Chance B, Kashiwaya Y, Lardy HA, Cahill GF, Jr. Cetonas, potenciais usos terapêuticos. IUBMB Life. 2001; 51 : 241-247. [ PubMed ]
- John AP. As mitocôndrias disfuncionais, e não a insuficiência de oxigênio, fazem com que as células cancerígenas produzam quantidades excessivas de ácido lático: o impacto disso no tratamento do câncer. Hipóteses Med. 2001; 57 : 429-431. doi: 10.1054 / mehy.2001.1335. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Warburg O. Sobre a origem das células cancerosas. Ciência. 1956; 123 : 309-314 doi: 10.1126 / science.123.3191.309. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Meixensberger J, Herting B, Roggendorf W, Reichmann H. Padrões metabólicos em gliomas malignos. J Neurooncol. 1995; 24 : 153–161. doi: 10.1007 / BF01078485. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Oudard S, Boitier E, Miccoli L., Rousset S, Dutrillaux B, Poupon MF. Os gliomas são impulsionados pela glicólise: papéis putativos da hexocinase, fosforilação oxidativa e ultraestrutura da mitocôndria. Anticancer Res. 1997; 17 : 1903-1911 [ PubMed ]
- Mies G, Paschen W, Ebhardt G. Hossmann KA. Relação entre fluxo sanguíneo, metabolismo da glicose, síntese proteica, teor de glicose e ATP no glioma experimentalmente induzido (RG1 2.2) do cérebro de ratos. J Neurooncol. 1990; 9 : 17-28. doi: 10.1007 / BF00167064. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Seyfried TN, Mukherjee P, E Adams, Mulroon T, Abate LE. Controle Metabólico do Câncer no Cérebro: Papel dos Corpos da Glicose e da Cetona. Proc Amer Assoc Cancer Res. 2005; 46 : 1147.
- Nebeling LC, Miraldi F, Shurin SB, Lerner E. Efeitos de uma dieta cetogênica no metabolismo do tumor e estado nutricional em pacientes oncológicos pediátricos: relato de dois casos. J Am Coll Nutr. 1995; 14 : 202–208. [ PubMed ]
- Mahoney LB, Denny CA, Seyfried TN. A restrição calórica em camundongos C57BL / 6J simula o jejum terapêutico em humanos. Lipids Health Dis. 2006; 5 : 13 doi: 10.1186 / 1476-511X-5-13. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Freeman JM, Freeman JB, Kelly MT. A dieta cetogênica: um tratamento para a epilepsia. terceiro. Nova Iorque: Demos; 2000.
- Kang HC, Chung da E, Kim DW, Kim HD. Complicações precoces e tardias da dieta cetogênica para epilepsia intratável. Epilepsia. 2004; 45 : 1116–1123. doi: 10.1111 / j.0013-9580.2004.10004.x [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- JW. A dieta cetogênica: uma terapia médica eficaz com efeitos colaterais. J criança Neurol. 2001; 16: 633-635. [ PubMed ]
- Freeman JM, EH Kossoff, Freeman JB, Kelly MT. A dieta cetogênica: um tratamento para crianças e outros com epilepsia. Quarto. Nova Iorque: Demos; 2007.
- Zhou W, Mukherjee P, Kiebish KA, Mantis JG, Gorham KN, Mulrooney TJ, Markis WT, Seyfried TN. KetoCal ® , uma nova terapia dietética cetogênica para câncer cerebral. Proc Amer Assoc Cancer Res. 2006; 47 : 3887.
- Flavin HJ, Wieraszko A, Seyfried TN. Libertação aumentada de aspartato a partir de fatias de hipocampo de murganhos epilépticos (El). J Neurochem. 1991; 56 : 1007-1011 doi: 10.1111 / j.1471-4159.1991.tb02021.x [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Seyfried TN, El-Abbadi M, Roy ML. Distribuição de gangliosídeos em tumores neurais murinos. Mol Chem Neuropathol. 1992; 17 : 147-167. [ PubMed ]
- Zimmerman HM, Arnold H. Tumores cerebrais experimentais: I. tumores produzidos com metilcolantreno. Cancer Res. 1941; 1 : 919–938.
- Bai H, Seyfried TN. Influência do gangliosídeo GM3 e lipoproteína de alta densidade (HDL) na coesão de células tumorais de camundongos. J Lipid Res. 1997; 38 : 160-172. [ PubMed ]
- Ecsedy JA, Yohe HC, Bergeron AJ, Seyfried TN. Os macrófagos infiltrantes de tumores contribuem para a composição glicosfinglipídica dos tumores cerebrais. J Lipid Res. 1998; 39 : 2218-2227. [ PubMed ]
- Ranes MK, El Abbadia M, MG Manfredi, Mukherjee P, FM Platt, Seyfried TN. A N-butil-desoxinojirimicina reduz o crescimento e o conteúdo de gangliosídeos dos tumores cerebrais experimentais em camundongos. Br J Cancer. 2001; 84 : 1107–1114. doi: 10.1054 / bjoc.2000.1713. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Cotterchio M, Seyfried TN. A influência do ImuVert, um modificador da resposta biológica, no crescimento e na composição gangliosídica de tumores neurais murinos. Mol Chem Neuropathol. 1993; 20 : 163-172. [ PubMed ]
- Ponten J, Macintyre EH. Cultura a longo prazo da glia humana normal e neoplásica. Acta Pathol Microbiol Scand. 1968; 74 : 465-486. [ PubMed ]
- Ecsedy JA, Holthaus KA, Yohe HC, Seyfried TN. Express� de �ido si�ico de ratinho em gangli�idos de um glioma humano cultivado como um xenoenxerto em ratinhos SCID. J Neurochem. 1999; 73 : 254-259. doi: 10.1046 / j.1471-4159.1999.0730254.x. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Malik A, Afaq F, S Sarfaraz, VM Adhami, Syed DN, Mukhtar H. Suco de fruta romã para quimioprevenção e quimioterapia do câncer de próstata. Proc Natl Acad Sci EUA. 2005; 102 : 14813-14818. doi: 10.1073 / pnas.0505870102. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Tomayko MM, Reynolds CP. Determinação do tamanho do tumor subcutâneo em camundongos atímicos (nude). Câncer Chemother Pharmacol. 1989; 24 : 148–154. doi: 10.1007 / BF00300234. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Williamson DH, Mellanby J, Krebs HA. Determinação enzimática do ácido D (-) – beta-hidroxibutírico e ácido acetoacético no sangue. Biochem J. 1962; 82 : 90-96. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Krebs HA, Williamson DH, Bates MW, Página MA, Hawkins RA. O papel dos corpos cetônicos na homeostase calórica. Adv Enzyme Reg. 1971; 9 : 387-409. doi: 10.1016 / S0065-2571 (71) 80055-9. [ Referência cruzada ]
- Bhagavan NV. Bioquímica Médica. Quarto. Nova Iorque: Harcourt; 2002.
- Weidner N, Semple JP, Welch WR, Folkman J. Angiogênese tumoral e metástase – correlação no carcinoma invasivo de mama. N Engl J Med. 1991; 324 : 1-8. [ PubMed ]
- Mukherjee P, Sotnikov AV, Mangian HJ, Zhou Jr., Visek WJ, Clinton SK. Ingestão de energia e crescimento tumoral da próstata, angiogênese e expressão do fator de crescimento endotelial vascular. J Natl Cancer Inst. 1999; 91 : 512-523. doi: 10.1093 / jnci / 91.6.512. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Abate LE, Mukherjee P, Seyfried TN. O desvio ligado ao gene na distribuição dos gangliosídeos influencia o crescimento e a vascularização em um astrocitoma de camundongo. J Neurochem. 2006; 98 : 1973-1984 doi: 10.1111 / j.1471-4159.2006.04097.x [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Lang TA, Secic M. Como Relatar Estatística em Medicina. Filadélfia: Amer. Médicos da faculdade; 1997.
- Hoag WG, Dickie MM. Nutrição. Em: EL verde, editor. Biologia do Mouse de Laboratório. segundo. Nova Iorque: Dover; 1968
- Todorova MT, Tandon P, Madore RA, Stafstrom CE, Seyfried TN. A dieta cetogênica inibe a epileptogênese em camundongos EL: um modelo genético para a epilepsia idiopática. Epilepsia. 2000; 41 : 933-940. doi: 10.1111 / j.1528-1157.2000.tb00275.x [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Greene AE, Todorova MT, McGowan R, Seyfried TN. A restrição calórica inibe a suscetibilidade a convulsões em camundongos EL epilépticos, reduzindo a glicose sangüínea. Epilepsia. 2001; 42 : 1371-1378. doi: 10.1046 / j.1528-1157.2001.17601.x. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Morgan TE, Wong AM, Finch CE. Mecanismos anti-inflamatórios de restrição alimentar em retardar processos de envelhecimento. Interdiscip Top Gerontol. 2007; 35 : 83–97. [ PubMed ]
- Rous P. A influência da dieta em tumores de camundongos transplantados e espontâneos. J Exp Med. 1914; 20 : 433-451. doi: 10.1084 / jem.20.5.433. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Yamada KA, Rensing N, Thio LL. Dieta cetogênica reduz a morte neuronal induzida por hipoglicemia em ratos jovens. Neurosci Lett. 2005; 385 : 210-214. doi: 10.1016 / j.neulet.2005.05.038. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Masuda R, Monahan JW, Kashiwaya Y. O D-beta-hidroxibutirato é neuroprotetor contra a hipóxia em culturas primárias hipocampais livres de soro. J Neurosci Res. 2005; 80 : 501-509 doi: 10.1002 / jnr.20464. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Imamura K, Takeshima T, Y Kashiwaya, Nakaso K, Nakashima K. D-beta-hidroxibutirato protege células dopaminérgicas SH-SY5Y em um modelo de rotenona da doença de Parkinson. J Neurosci Res. 2006; 84 : 1376-1384. doi: 10.1002 / jnr.21021. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Kashiwaya Y, Takeshima T, Mori N, K Nakashima, Clarke K, Veech RL. D-beta-hidroxibutirato protege os neurônios em modelos de doença de Alzheimer e Parkinson. Proc Natl Acad Sci EUA. 2000; 97 : 5440-5444. doi: 10.1073 / pnas.97.10.5440. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Cahill GF Jr. Veech RL. Cetoácidos? Bom remédio? Trans Am Clin Climatol Assoc. 2003; 114 : 149-161. discussão 162–143. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Guzman M, Blazquez C. Cetona síntese do corpo no cérebro: possíveis efeitos neuroprotetores. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2004; 70 : 287-292. doi: 10.1016 / j.plefa.2003.05.001. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Magee BA, Potezny N, Rofe AM, Conyers RA. A inibição do crescimento de células malignas por corpos cetônicos. Aust J Exp Biol Med Sci. 1979; 57 : 529-539. [ PubMed ]
- Tisdale MJ, Brennan RA. Perda de acetoacetato coenzima A atividade da transferase em tumores de tecidos periféricos. Br J Cancer. 1983; 47 : 293-297. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Fredericks M, Ramsey RB. 3-Oxo coenzima ácida A atividade transferase no cérebro e tumores do sistema nervoso. J Neurochem. 1978; 31 : 1529-1531. doi: 10.1111 / j.1471-4159.1978.tb06581.x. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Rofe AM, Bais R, Conyers RA. Metabolismo cetônico-corporal em ratos portadores de tumor. Biochem J. 1986; 233 : 485-491. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Warburg O. O Metabolismo dos Tumores. Nova Iorque: Richard R. Smith; 1931
- Bowers DC, Liu Y, Leisenring W, McNeil E, Stovall M, Gurney JG, Robison LL, RJ Packer, Oeffinger KC. Curso tardio entre sobreviventes a longo prazo de leucemia infantil e tumores cerebrais: um estudo do Survivor Cancer Childhood Study. J Clin Oncol. 2006 [ PubMed ]
- Clarson CL, Del Maestro RF. Insucesso do crescimento após o tratamento de tumores cerebrais pediátricos. Pediatria. 1999; 103 : E37. doi: 10.1542 / peds.103.3.e37. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Birkholz D, Korpal-Szczyrska M, Kaminska H, E Bien, Polczynska K, T Stachowicz-Stencel, Szolkiewicz A. [Influência da cirurgia e radioterapia no crescimento e desenvolvimento puberal em crianças tratadas para tumor cerebral] Med Wieku Rozwoj. 2005; 9 : 463-469. [ PubMed ]
- Nebeling LC, Lerner E. Implementando uma dieta cetogênica baseada em óleo de triglicerídeos de cadeia média em pacientes pediátricos com câncer. J Am Diet Assoc. 1995; 95 : 693-697. doi: 10.1016 / S0002-8223 (95) 00189-1. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Stewart JW, Koehler K, Jackson W, Hawley J, Wang W, Au A, Myers R, Birt DF. A prevenção da promoção do tumor da pele de camundongo pela restrição de energia na dieta requer uma glândula supra-renal intacta e a suplementação de glicocorticóides restaura a inibição. Carcinogênese. 2005; 26 : 1077-1084. doi: 10.1093 / carcin / bgi051. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Zhu Z, Jiang W, Thompson HJ. Mecanismos pelos quais a restrição de energia inibe a carcinogênese mamária de ratos: efeitos in vivo da corticosterona na maquinaria do ciclo celular em carcinomas mamários. Carcinogênese. 2003; 24 : 1225-1231 doi: 10.1093 / carcin / bgg077. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Patel NV, Finch CE. O paradoxo dos glicocorticóides na restrição calórica em retardar o envelhecimento cerebral. Envelhecimento Neurobiol. 2002; 23 : 707–717 doi: 10.1016 / S0197-4580 (02) 00017-9. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Tisdale MJ, Brennan RA, Fearon KC. Redução da perda de peso e tamanho do tumor em um modelo de caquexia por uma dieta rica em gordura. Br J Cancer. 1987; 56 : 39–43. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Mavropoulos JC, Isaacs WB, Pizzo SV, Freedland SJ. Existe um papel para uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos no manejo do câncer de próstata? Urologia. 2006; 68 : 15–18. doi: 10.1016 / j.urology.2006.03.073. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Kang HC, Kim HD. Dietoterapia em epilepsia pediátrica refratária: aumento da eficácia e tolerabilidade. Desordem Epiléptica. 2006; 8 : 309-316. [ PubMed ]
- Pfeifer HH, Thiele EA. Tratamento de baixo índice glicêmico: dieta cetogênica liberalizada para tratamento de epilepsia intratável. Neurologia. 2005; 65 : 1810–1812 doi: 10.1212 / 01.wnl.0000187071.24292.9e. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Buse JB, Polonsky KS, Burant CF. Diabetes Mellitus tipo 2 Em: Larsen PR, Kronenberg HM, Melmed S, Polonsky KS, editor. Manual de Endocrinologia de Williams. 10. Filadélfia, Saunders; 2003. p. 1457
- Allen FM, Stillman E, Fitz R. Regulação dietética total no tratamento da diabetes. Monografia nº 11.Nova York, Instituto Rockefeller de Pesquisa Médica; p. 1919
- Chiasson JL, Josse RG, Gomis R, M Hanefeld, Karasik A, Laakso M. Acarbose para a prevenção de diabetes mellitus tipo 2: o ensaio randomizado STOP-NIDDM. Lanceta. 2002; 359 : 2072-2077. doi: 10.1016 / S0140-6736 (02) 08905-5. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Brand-Miller J, Hayne S, Petocz P, Colagiuri S. Dietas de baixo índice glicêmico no manejo do diabetes: uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Diabetes Care. 2003; 26 : 2261-2267. doi: 10.2337 / diacare.26.8.2261. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Gannon MC, Nuttall FQ. Efeito de uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos no controle da glicemia em pessoas com diabetes tipo 2. Diabetes. 2004; 53 : 2375-2382. doi: 10.2337 / diabetes.53.9.2375. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Garg A, JP Bantle, Henry RR, Coulston AM, Griver KA, Raatz SK, L de Brinkley, Chen YD, Grundy SM, BA de Huet. Efeitos do teor variado de carboidratos da dieta em pacientes com diabetes mellitus não dependente de insulina. JAMA 1994; 271 : 1421-1428. doi: 10.1001 / jama.271.18.1421. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Coulston AM, CB Hollenbeck, Swislocki AL, Reaven GM. Persistência do efeito hipertrigliceridêmico de dietas pobres em carboidratos com baixo teor de gordura em pacientes com DMNID. Diabetes Care. 1989; 12 : 94-101 doi: 10.2337 / diacare.12.2.94. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Garg A, Bonanome A, Grundy SM, Zhang ZJ e Unger RH. Comparação de uma dieta rica em carboidratos com dieta rica em gordura monoinsaturada em pacientes com diabetes mellitus não dependente de insulina. N Engl J Med. 1988; 319 : 829-834. [ PubMed ]
- Shai eu, Schwarzfuchs D, Henkin Y, Shahar DR, Witkow S, Greenberg eu, Golan R, Fraser D, Bolotin A, Vardi H, Tangi-Rozental O, Zuk-Ramot R, Sarusi B, Brickner D, Schwartz Z, Sheiner E, Marko R, Katorza E, Thiery J, Fiedler GM, M Bluher, Stumvoll M, Stampfer MJ. Perda de peso com uma dieta baixa em carboidratos, mediterrânea ou com baixo teor de gordura. N Engl J Med. 2008; 359 : 229-241. doi: 10.1056 / NEJMoa0708681. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Halton TL, WC de Willett, Liu S, JE de Manson, CM de Albert, Rexrode K, FB de Hu. Escore de dieta com baixo teor de carboidratos e risco de doença cardíaca coronariana em mulheres. N Engl J Med. 2006; 355 : 1991-2002. doi: 10.1056 / NEJMoa055317. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Nordmann AJ, Nordmann A, M Briel, Keller U, Yancy WS, Jr., Brehm BJ, Bucher HC. Efeitos de dietas pobres em carboidratos e baixas em gorduras na perda de peso e fatores de risco cardiovascular. Arch Intern. Med. 2006; 166 : 285-293. doi: 10.1001 / archinte.166.3.285. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Samaha FF, Iqbal N, Seshadri P, Chicano KL, Dia Diário, McGrory J, Williams T, M Williams, Gracely EJ, Stern L. Um baixo teor de hidratos de carbono, quando comparado com uma dieta com baixo teor de gordura na obesidade grave. N Engl J Med. 2003; 348 : 2074-2081. doi: 10.1056 / NEJMoa022637. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Boden G, Sargrad K, Homko C, Mozzoli M, Stein TP. Efeito de uma dieta pobre em carboidratos no apetite, nos níveis de glicose no sangue e na resistência à insulina em pacientes obesos com diabetes tipo 2. Ann Intern Med. 2005; 142 : 403–411. [ PubMed ]
- Vernon MC, Mavropoulos J, Transue M, Yancy WS Jr., Westman EC. Experiência clínica de uma dieta restrita em carboidratos: Efeito sobre diabetes mellitus. Síndrome Metabólica e Distúrbios Relacionados. 2003; 1 : 233–238. doi: 10.1089 / 154041903322716714. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Yancy WS, Jr., Vernon MC, Westman EC. Um ensaio piloto de uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos em pacientes com diabetes tipo 2. Síndrome Metabólica e Distúrbios Relacionados. 2003; 1 : 239-244. doi: 10.1089 / 154041903322716723. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- O’Neill DF, Westman EC, Bernstein RK. Os efeitos de um regime de baixo carboidrato no controle glicêmico e lipídios séricos no diabetes mellitus. Síndrome Metabólica e Distúrbios Relacionados. 2003; 1 : 291-298. doi: 10.1089 / 1540419031361345. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Ryan GJ, Wanko NS, Redman AR, cozinheiro CB. Cromo como tratamento adjuvante para diabetes tipo 2. Ann Pharmacother. 2003; 37 : 876-885. doi: 10.1345 / aph.1C304. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Sakuri H. Um novo conceito: o uso de complexos de vanádio no tratamento do diabetes mellitus. Rec. Chem. 2002; 2 : 237-248. doi: 10.1002 / tcr.10029. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Vernon MC, Eberstein JA. Revolução da diabetes Atkins: a abordagem inovadora para prevenir e controlar o diabetes tipo 2. Nova Iorque, HarperCollins; 2004. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ]
- Gallop R. A dieta gastrointestinal. Nova York, Workman Publishing Company, Inc; 2003.
- Duyff RL. Guia completo de alimentação e nutrição da American Dietetic Association. Minneapolis, Chronimed; 1998.
- UK Prospective Diabetes Study Group Controle intensivo de glicose sanguínea com sulfonilureia ou insulina comparado ao tratamento convencional e risco de complicações em pacientes com diabetes tipo 2 (UKPDS 33) Lancet. 1998; 352 : 837-853. doi: 10.1016 / S0140-6736 (98) 07019-6. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Levey AS, JP Bosch, Lewis JB, Greene T, Rogers N, Roth D. Um método mais preciso para estimar a taxa de filtração glomerular da creatinina sérica: uma nova equação de predição. Modificação da Dieta no Grupo de Estudo de Doenças Renais. Ann Intern Med. 1999; 130 : 461-470. [ PubMed ]
- Livre HM, Smeby RR, cozinhar MH, livre AH. Um estudo comparativo de testes qualitativos para cetonas na urina e soro. Clin Chem. 1958; 4 : 323-330. [ PubMed ]
- Larosa JC, Fry AG, Muesing R, Rosing DR. Efeitos da dieta rica em proteínas e baixo teor de carboidratos nas lipoproteínas plasmáticas e no peso corporal. J Am Diet Assoc. 1980; 77 : 264-270. [ PubMed ]
- Feinman RD, Fine EJ, Volek JS. Análise de intervenções dietéticas. Uma matriz de pagamento simples para exibição de testes dietéticos comparativos. Nutr J. 2008; 7 : 24 doi: 10.1186 / 1475-2891-7-24. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Harder H, Dinesen B, Astrup A. O efeito de uma rápida perda de peso no perfil lipídico e controle glicêmico em pacientes diabéticos tipo 2 obesos. Int J Obes. 2004; 28 : 180–182. doi: 10.1038 / sj.ijo.0802529. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Yip I, Go VLW, DeShields S. Substitutos da refeição líquida e controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2 obesos. Obes Res. 2001; 9 : 341S-347S. doi: 10.1038 / oby.2001.140. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Mayer-Davis EJ, KC Sparks, Hirst K, Costacou T, Lovejoy JC, JG Regensteiner, Hoskin MA, Kriska AM, GA Bray. Ingestão dietética na coorte do programa de prevenção do diabetes: linha de base e 1 ano após a randomização. Ann Epidemiol. 2004; 14 : 763-772. doi: 10.1016 / j.annepidem.2004.02.004. [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Volek JS, Feinman RD. Restrição de carboidratos melhora as características da síndrome metabólica. A síndrome metabólica pode ser definida pela resposta à restrição de carboidratos. Nutr Metab (Lond) 2005; 2 : 31. doi: 10.1186 / 1743-7075-2-31. [ Artigo livre de PMC ] [ PubMed ] [ referência cruzada ]
- Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2004; 7 : 485-492. [ PubMed ]
- al-Mudallal AS, LaManna JC, Lust WD, Harik SI. A cetose induzida pela dieta não causa acidose cerebral. Epilepsia. 1996; 37 : 258-261. [ PubMed ]
- Appleton DB, De Vivo DC. Um modelo animal experimental para o efeito da dieta cetogênica na epilepsia. Proc Aust Assoc Neurol. 1973; 10 : 75–80. [ PubMed ]
- Barberger-G Gateau, L Letenneur, Deschamps V, Peres K, Dartigues JF, Renaud S. Peixe, carne e risco de demência: estudo de coorte. BMJ. 2002; 325 : 932-933. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Bellido T, Huening M, Raval-Pandya M, Manolagas SC, Christakos S. Calbindina-D28k expressa-se em células osteoblásticas e suprime a sua apoptose inibindo a atividade da caspase-3. J Biol Chem. 2000; 275 : 26328-26332. [ PubMed ]
- Benardo LS. Prevenção da epilepsia após traumatismo craniano: precisamos de novos medicamentos ou uma nova abordagem? Epilepsia. 2003; 44 Suppl 10: 27–33. [ PubMed ]
- Galho KJ, Gudi K, FT Han, Rathod AH, Eagles DA. Perfil anticonvulsivo da dieta cetogênica no rato. Epilepsia Res. 2002; 50 : 313-325 [ PubMed ]
- Galho KJ, Wetherington J, Hassel B, JF Pare, Gawryluk JW, Greene JG, et al. Biogênese mitocondrial no mecanismo anticonvulsivante da dieta cetogênica. Ann Neurol. 2006; 60 [ PubMed ]
- Cahill GF Jr. Veech RL. Cetoácidos? Bom remédio? Trans Am Clin Climatol Assoc. 2003; 114 : 149-161. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Caraballo RH, Cersosimo RO, Sakr D, Cresta A, Escobal N, Fejerman N. Dieta cetogênica em pacientes com síndrome de Dravet. Epilepsia. 2005; 46 : 1539-1544. [ PubMed ]
- Chamorro A, Hallenbeck J. Os danos e benefícios de respostas inflamatórias e imunes na doença vascular. Acidente vascular encefálico. 2006; 37 : 291-293. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Chen J, T de Nagayama, Jin K, RA de Stetler, RL de Zhu, Graham SH, RP de Simon. A indução de protease semelhante a caspase-3 pode mediar a morte neuronal retardada no hipocampo após isquemia cerebral transitória. J Neurosci. 1998; 18 : 4914-4928. [ PubMed ]
- Cherian L, Peek K, Robertson CS, Goodman JC, Grossman RG. Fontes calóricas e recuperação da isquemia do sistema nervoso central. Crit Care Med. 1994; 22 : 1841–1850 [ PubMed ]
- Ciraolo ST, Previs SF, Fernandez CA, Agarwal KC, David F, J Koshy, et al. Modelo de hipoglicemia extrema em cães fez cetótica com ésteres de acetoacetato de ( R, S ) -1, 3-butanodiol. Sou J Physiol. 1995; 269 : E67-E75. [ PubMed ]
- Crumrine PK. Síndrome de Lennox-Gastaut. J criança Neurol. 2002; 17 Supl 1: S70-S75. [ PubMed ]
- Cullingford TE. Dieta cetogênica; ácidos graxos, receptores ativados por ácidos graxos e distúrbios neurológicos. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2004; 70 : 253-264. [ PubMed ]
- Cunnane SC, Musa K, Ryan MA, Whiting S, Fraser DD. Potencial papel dos polinsaturados na proteção contra crises alcançada com a dieta cetogênica. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2002; 67 : 131–135. [ PubMed ]
- Dardzinski BJ, SL Smith, Towfighi J, GD Williams, Vannucci RC, MB Smith. Aumento do beta-hidroxibutirato plasmático, metabolismo energético cerebral preservado e melhora do dano cerebral durante isquemia neonatal por hipóxia com pré-tratamento com dexametasona. Pediatr Res. 2000; 48: 248-255. [ PubMed ]
- Desrochers S, David F., Garneau M, Jetté M., Brunengraber H. Metabolismo de R- e S-1,3-butanodiol em fígados perfundidos de ratos alimentados com farinha e fome. Biochem J. 1992; 285 : 647-653. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Desrochers S, Dubreuil P, Brunet J, M de Jetté, David F, Landau BR, Brunengraber H. Metabolismo de ( R, S ) -1,3-butanediol acetoacetate ésteres, nutrientes parenterais e entéricos potenciais em suínos conscientes. Sou J Physiol. 1995; 268 : E660-E667 [ PubMed ]
- de Lau LM, M Bornebroek, Witteman JC, Hofman A, PJ Koudstaal, Breteler MM. Ácidos graxos dietéticos e o risco de doença de Parkinson: o estudo de Rotterdam. Neurologia. 2005; 64 : 2040–2045 [ PubMed ]
- Duan W, Mattson MP. A restrição dietética e a administração de 2-deoxiglicose melhoram o resultado comportamental e reduzem a degeneração de neurônios dopaminérgicos em modelos da doença de Parkinson. J Neurosci Res. 1999; 57 : 195–206. [ PubMed ]
- Engelhart MJ, Geerlings MI, Ruitenberg A, van Swieten JC, Hofmann A, Witteman JC, Breteler MM. Dieta e risco de demência: a gordura é importante? O estudo de Rotterdam. Neurologia. 2002; 59 : 1915-1921. [ PubMed ]
- Erecinska M., Nelson D, Daikhin Y, Yudkoff M. Regulação do nível de GABA em sinaptosomas cerebrais de ratos: fluxos através de enzimas do análogo de GABA e efeitos de glutamato, cálcio e corpos cetônicos. J Neurochem. 1996; 67 : 2325-2334. [ PubMed ]
- Fraser DD, Whiting S, André RD, Macdonald EA, Musa-Veloso K, Cunnane SC. Ácidos graxos poliinsaturados elevados no soro sangüíneo obtidos de crianças na dieta cetogênica. Neurologia.2003; 60 : 1026-1029. [ PubMed ]
- Freeman J, P Veggiotti, Lanzi G, Tagliabue A, Perucca E. A dieta cetogênica: dos mecanismos moleculares aos efeitos clínicos. Epilepsia Res. 2006; 68 : 145-180. [ PubMed ]
- Freeman JM, EP Vining, Pillas DJ, PL de Pyzik, Casey JC, Kelly LM. A eficácia da dieta cetogênica – 1998: uma avaliação prospectiva da intervenção em 150 crianças. Pediatria. 1998; 102 : 1358–1363. [ PubMed ]
- Fujikawa DG. Crises prolongadas e lesão celular: entendendo a conexão. Epilepsia Behav. 2005; 7Suppl 3: S3 – S11. [ PubMed ]
- Garcia O, Massieu L. Estratégias para neuroproteção contra dano neuronal induzido por l -trans-2, 4-pirrolidina dicarboxilato durante comprometimento energético in vitro . J Neurosci Res. 2001; 64 : 418-428. [ PubMed ]
- George AJ, Holsinger RMD, McLean CA, Laughton KM, Beyreuther K. Evin G, et al. O domínio intracelular da APP é aumentado e a A solúvel é reduzida com hipercolesterolemia induzida pela dieta em um modelo de camundongo transgênico da doença de Alzheimer. Neurobiol Dis. 2004; 16 : 124–132. [ PubMed ]
- Gillardon F, Bottiger B, B Schmitz, Zimmermann M, Hossmann KA. Ativação da protease CPP-32 em neurônios do hipocampo após isquemia e epilepsia. Res do cérebro Mol Res do cérebro. 1997;50: 16–22. [ PubMed ]
- Grant WB. Ligações alimentares para a doença de Alzheimer: atualização de 1999. J Alzheimers Dis. 1999; 1 : 197-201. [ PubMed ]
- Greene AE, Todorova MT, McGowan R, Seyfried TN. A restrição calórica inibe a suscetibilidade a convulsões em camundongos EL epilépticos, reduzindo a glicose sangüínea. Epilepsia. 2001; 42 : 1371-1378. [ PubMed ]
- Hashimoto M, Hossain S, Shimada T, K Sugioka, Yamasaki H, Y Fujii, et al. O ácido docosahexaenóico fornece proteção contra o comprometimento da capacidade de aprendizagem em ratos modelo da doença de Alzheimer. J Neurochem. 2002; 81 : 1084-1091. [ PubMed ]
- Hashimoto M, Y Tanabe, Y Fujii, T Kikuta, Shibata H, Shido O. A administração crônica de ácido docosahexaenóico melhora o comprometimento da capacidade de aprendizagem de cognição espacial em ratos infundidos com β-amiloide. J Nutr. 2005; 135 : 549-555. [ PubMed ]
- Hemingway C, JM Freeman, Pillas DJ, Pyzik PL. A dieta cetogênica: um acompanhamento de 3 a 6 anos de 150 crianças matriculadas prospectivamente. Pediatria. 2001; 108 : 898-905. [ PubMed ]
- Henderson ST. Dietas ricas em carboidratos e doença de Alzheimer. Hipóteses Med. 2004; 62 : 689-700. [ PubMed ]
- Ho L, Qin W, Pnpl PN, Xiang Z, J Wang, Zhao Z, et al. A resistência à insulina induzida pela dieta promove a amiloidose em um modelo de camundongo transgênico da doença de Alzheimer. FASEB J. 2004; 18 : 902-904. [ PubMed ]
- Holmer HK, M Keyghobadi, Moore C, Menashe RA, Meshul CK. A restrição dietética afeta o glutamato estriado no modelo de camundongo induzido por MPTP de degeneração nigrostriatal. Sinapse. 2005; 57 : 100–112. [ PubMed ]
- Hori A, Tandon P, Holmes GL, Stafstrom CE. Dieta cetogênica: efeitos na expressão de convulsões e comportamento em ratos adultos. Epilepsia. 1997; 38 : 750-758. [ PubMed ]
- Huttenlocher PR. Cetonemia e convulsões: efeitos metabólicos e anticonvulsivantes de duas dietas cetogênicas na epilepsia infantil. Pediatr Res. 1976; 10 : 536-540. [ PubMed ]
- Huttenlocher PR, Wilbourn AJ, Signore JM. Triglicérides de cadeia média como terapia para epilepsia infantil intratável. Neurologia. 1971; 21 : 1097-1103. [ PubMed ]
- Jones SE, Jomary C. Clusterin. Int J Biochem Cell Biol. 2002; 34 : 427-431. [ PubMed ]
- Kalmijn S, Launer LJ, Ott A, Witteman JC, Hofman A, Breteler MM. Ingestão de gordura na dieta e o risco de demência incidente no Estudo de Roterdã. Ann Neurol. 1997; 42 : 776-782. [ PubMed ]
- Kashiwaya Y, Takeshima T, Mori N, K Nakashima, Clarke K, Veech RL. o d -hidroxibutirato protege os neurônios em modelos da doença de Alzheimer e Parkinson. Proc Natl Acad Sci EUA. 2000; 97 : 5440-5444. [ Artigo livre da PMC ] [ PubMed ]
- Kossoff EH. Mais gordura e menos convulsões: terapias dietéticas para a epilepsia. Lancet Neurol. 2004; 3 : 415-420. [ PubMed ]
- Kossoff EH, McGrogan Jr., Bluml RM, Pillas DJ, Rubenstein JE, Vining EP. Uma dieta modificada de atkins é eficaz para o tratamento da epilepsia pediátrica intratável. Epilepsia. 2006; 47 : 421-424. [ PubMed ]
- Lee J, Bruce-Keller AJ, Kruman Y, Chan SL, Mattson MP. 2-desoxi- d -glucose protege os neurónios do hipocampo contra a lesão excitotóxica e oxidativa: evidências para o envolvimento de proteínas de stress. J Neurosci Res. 1999; 57 : 48-61. [ PubMed ]
- Lee J, Kim SJ, Filho TG, Chan SL, Mattson MP. O interferão-gama é regulado positivamente no hipocampo em resposta ao jejum intermitente e protege os neurônios do hipocampo contra a excitotoxicidade. J Neurosci Res. 2006; 83 : 1552-1557. [ PubMed ]
- Levin-Allerhand JA, Lominska CE, Smith JD. Aumento dos níveis de amilóide em camundongos transgênicos APPSWE tratados cronicamente com uma dieta fisiológica rica em gordura e colesterol alto. J Nutr Health Aging. 2002; 6 : 315-319. [ PubMed ]
- Likhodii SS, Musa K, Mendonca A, Dell C, Burnham WM, Cunnane SC. Gordura dietética, cetose e resistência a convulsões em ratos com dieta cetogênica. Epilepsia. 2000; 41 : 1400-1410. [ PubMed ]
- Lim GP, Calon F, Morihara T, Yang F, Teter B, Ubeda O, et al. Uma dieta enriquecida com ácido docosahexaenóico ômega-3 reduz a carga amilóide em um modelo de camundongo envelhecido para Alzheimer. J Neurosci. 2005; 25 : 3032-3040 [ PubMed ]
- Mantis JG, Centeno NA, Todorova MT, McGowan R, Seyfried TN. Manejo da epilepsia idiopática multifatorial em camundongos EL com restrição calórica e dieta cetogênica: papel dos corpos glicêmicos e cetônicos. Nutr Metab (Londres) 2004; 1 : 11. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Marie C, Bralet AM, Gueldry S. Bralet J. O jejum antes da isquemia cerebral transitória reduz a necrose neuronal retardada. Metab Brain Dis. 1990; 5 : 65–75. [ PubMed ]
- Marsh EB, Freeman JM, Kossoff EH, EP Vining, Rubenstein JE, Pyzik PL, Hemingway C. O resultado de crianças com convulsões intratáveis: um 3- a 6 anos de acompanhamento de 67 crianças que permaneceram na dieta cetogênica menos de um ano. Epilepsia. 2006; 47 : 425-430. [ PubMed ]
- Massieu L, Del RP, Montiel T. Neurotoxicidade da inibição da captação de glutamato in vivo: correlação com a atividade da succinato desidrogenase e prevenção por substratos energéticos. Neurociência. 2001; 106 : 669-677. [ PubMed ]
- Massieu L, Haces ML, T Montiel, Hernandez-Fonseca K. O acetoacetato protege os neurônios do hipocampo contra danos neuronais mediados pelo glutamato durante a inibição da glicólise. Neurociência. 2003; 120 : 365–378. [ PubMed ]
- Maswood N, Young J, Tilmont E, Zhang Z, Gash DM, Gerhardt GA, et al. A restrição calórica aumenta os níveis do fator neurotrófico e atenua os déficits neuroquímicos e comportamentais em um modelo de primata da doença de Parkinson. Proc Natl Acad Sci EUA. 2004; 101 : 18171-18176. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Mattson MP, Cheng B, Baldwin SA, Smith-Swintosky VL, J Keller, Geddes JW, et al. Lesões cerebrais e fatores de necrose tumoral induzem a calbindina D-28k em astrócitos: evidência de resposta citoprotetora. J Neurosci Res. 1995; 42 : 357-370. [ PubMed ]
- McIntosh TK, Saatman KE, Raghupathi R, DI Graham, Smith DH, VM Lee, Trojanowski JQ. A Palestra Memorial Dorothy Russell. As sequelas moleculares e celulares da lesão cerebral traumática experimental: mecanismos patogenéticos. Neuropatol Appl Neurobiol. 1998; 24 : 251-267. [ PubMed ]
- Morris MC, Evans DA, Bienias JL, Tangney CC, DA Bennett, Aggarwal N, et al. Gorduras alimentares e o risco de doença de Alzheimer incidente. Arch Neurol. 2003a; 60 : 194-200. [ PubMed ]
- Morris MC, Evans DA, Bienias JL, Tangney CC, Bennett DA, Wilson RS, et al. Consumo de peixe e ácidos graxos n-3 e risco de doença incidente de Alzheimer. Arch Neurol. 2003b; 60 : 940–946. [ PubMed ]
- Morris MC, Evans DA, Bienias JL, Tangney CC, Wilson RS. Ingestão de gordura dietética e mudança cognitiva de 6 anos em uma população da comunidade biracial mais velha. Neurologia. 2004; 62 : 1573-1579. [ PubMed ]
- Muller-Schwarze AB, P Tandon, Liu Z, Y Yang, Holmes GL, Stafstrom CE. A dieta cetogênica reduz as convulsões espontâneas e o surgimento de fibras musgosas no modelo do ácido caínico. Neuroreport. 1999; 10 : 1517-1522. [ PubMed ]
- Musa-Veloso K, Likhodii SS, Cunnane SC. A acetona respiratória é um indicador confiável de cetose em adultos que consomem refeições cetogênicas. Am J Clin Nutr. 2002; 76 : 65–70. [ PubMed ]
- Nehlig A. Absorção cerebral e metabolismo de corpos cetônicos em modelos animais. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2004; 70 : 265-275. [ PubMed ]
- Grupo de Trabalho de Neuroinflamação. Inflamação e doença de Alzheimer. Envelhecimento Neurobiol. 2000; 21 : 383-421. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Noh HS, Kim YS, Lee HP, Chung KM, Kim DW, Kang SS, et al. O efeito protetor de uma dieta cetogênica na morte celular hipocampal induzida por ácido cainico em camundongos machos ICR.Epilepsia Res. 2003; 53 : 119-128. [ PubMed ]
- Noh HS, Kang SS, Kim DW, Kim YH, Parque CH, Han JY, et al. A dieta cetogênica aumenta a calbindina-D28k no hipocampo de ratos machos ICR com convulsões com ácido cainico.Epilepsia Res. 2005a; 65 : 153–159. [ PubMed ]
- Noh HS, Kim DW, Kang SS, Cho GJ e Choi WS. A dieta cetogênica previne o acúmulo de clusterina induzido pelo ácido caínico no hipocampo de camundongos machos ICR.Cérebro Res. 2005b; 1042 : 114-118 [ PubMed ]
- Noh HS, Hah YS, NilufarR, Han J, Bong JH, Kang SS, et al. O acetoacetato protege as células neuronais da toxicidade oxidativa do glutamato. J Neurosci Res. 2006; 83 : 702-709. [ PubMed ]
- Palmblad J, Hafstrom I, Ringertz B. Efeitos anti-reumáticos do jejum. Rheum Dis Clin North Am. 1991; 17 : 351-362. [ PubMed ]
- Pan JW, Graaf RA, Petersen KF, Shulman GI, Hetherington HP, Rothman DL. [2,4- 13 C 2 ] metabolismo -β-hidroxibutirato no cérebro humano. J Meteb Blood Flow Metab. 2002; 22 : 890-898. [ Artigo livre da PMC ] [ PubMed ]
- Patel NV, Gordon MN, Connor KE, RA Good, Engelman RW, Mason J, et al. A restrição calórica atenua a deposição de Aβ em modelos transgênicos de Alzheimer. Envelhecimento Neurobiol. 2005; 26 : 995–1000. [ PubMed ]
- Pierre K, Pellerin L. Transportadores de monocarboxilato no sistema nervoso central: distribuição, regulação e função. J Neurochem. 2005; 94 : 1-14. [ PubMed ]
- Pratico D, Trojanowski JQ. Hipóteses inflamatórias: novos mecanismos de neurodegeneração de Alzheimer e novos alvos terapêuticos? Envelhecimento Neurobiol.2000; 21 : 441-445. [ PubMed ]
- Prins ML, Lee SM, Fujima LS, Hovda DA. O aumento da captação e oxidação cerebral do βHB exógeno melhora o ATP após lesão cerebral traumática em ratos adultos. J Neurochem. 2004; 90 : 666-672. [ PubMed ]
- Prins ML, Fujima LS, Hovda DA. Redução do volume de contusão cortical dependente da idade por cetonas após lesão cerebral traumática. J Neurosci Res. 2005; 82 : 413-420. [ PubMed ]
- Rafiki A, Boulland JL, Halestrap AP, Ottersen OP, Bergersen L. Expressão altamente diferencial dos transportadores de monocarboxilato MCT2 e MCT4 no cérebro em desenvolvimento de ratos. Neurociência. 2003; 122 : 677-688. [ PubMed ]
- Reger MA, Henderson ST, Hale C, Cholerton B, Baker LD, Watson GS, et al. Efeitos do β-hidroxibutirato na cognição em adultos com memória insuficiente. Envelhecimento Neurobiol. 2004; 25 : 311-314 [ PubMed ]
- Rho JM, Anderson GD, Donevan SD, HS branco. Acetoacetato, acetona e dibenzilamina (contaminante do L (+) – β-hidroxibutirato) apresentam ações anticonvulsivantes diretas in vivo . Epilepsia. 2002; 43 : 358-361. [ PubMed ]
- Ruitenberg A, Kalmijn S, de Ridder MA, Redekop WK, van HF, Hofman A, et al. Prognóstico da doença de Alzheimer: o estudo de Rotterdam. Neuroepidemiologia. 2001; 20 : 188–195. [ PubMed ]
- Schachter SC. A evidência atual indica que as drogas antiepilépticas são anti-ictais, não antiepilépticas. Epilepsia Res. 2002; 50 : 67–70. [ PubMed ]
- Schwartz RH, Eaton J, Bower BD, ynsley-Green A. Dietas cetogênicas no tratamento da epilepsia: efeitos clínicos a curto prazo. Dev Med Neurol Criança. 1989;31 : 145–151. [ PubMed ]
- Shie FS, Jin LW, cozinheiro DG, Leverenz JB, LeBoeuf RC. A hipercolesterolemia induzida pela dieta aumenta o acúmulo de Aβ cerebral em camundongos transgênicos. Neuroreport.2002; 13 : 455-459. [ PubMed ]
- Sinha SR, Kossoff EH. A dieta cetogênica. Neurologista. 2005; 11 : 161-170. [ PubMed ]
- Smith SL, Heal DJ, Martin KF. KTX 0101: uma potencial abordagem metabólica para citoproteção em grandes cirurgias e distúrbios neurológicos. CNS Drug Rev. 2005; 11 : 113–140. [ PubMed ]
- Stafstrom CE. Modelos animais da dieta cetogênica: o que aprendemos, o que podemos aprender? Epilepsia Res. 1999; 37 : 241-259. [ PubMed ]
- Stafstrom CE. Abordagens dietéticas para o tratamento da epilepsia: opções antigas e novas no menu. Epilepsia Curr. 2004; 4 : 215–222. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Stafstrom CE, Wang C, Jensen FE. Observações eletrofisiológicas em fatias de hipocampo de ratos tratados com dieta cetogênica. Dev Neurosci. 1999;21 : 393-399. [ PubMed ]
- Carimbo LK, James MJ, Cleland LG. Dieta e artrite reumatóide: uma revisão da literatura. Semin Artrite Rheum. 2005;35 : 77-94. [ PubMed ]
- Su SW, Sr. Cilio, Sogawa Y, Silveira DC, Holmes GL, Stafstrom CE. Momento de início da dieta cetogênica em modelo experimental de epilepsia. Brain Res Dev Brain Res. 2000;125 : 131–138. [ PubMed ]
- Sullivan PG, Rippy NA, Dorenbos K, Concepción RC, Agarwal AK, Rho JM. A dieta cetogênica aumenta os níveis e a atividade da proteína desacopladora mitocondrial. Ann Neurol. 2004; 55 : 576-580. [ PubMed ]
- Suzuki M, M Suzuki, Sato K, S Dohi, Sato T, Matsuura A, Hiraide A. Efeito de β-hydroxybutyrate, um agente de melhora de função cerebral, em hipoxia cerebral, anoxia e ischemia em camundongos e ratos. Jpn J Pharmacol. 2001;87 : 143–150. [ PubMed ]
- Suzuki M, M Suzuki, Kitamura Y, Mori S, K Sato, Dohi S, et al. O β-hidroxibutirato, um agente que melhora a função cerebral, protege o cérebro de ratos contra o dano isquêmico causado por isquemia cerebral focal permanente e transitória. Jpn J Pharmacol. 2002; 89 : 36-43. [ PubMed ]
- Thavendiranathan P, Mendonca A, Dell C., Likhodii SS, Musa K, Iracleous C, et al. A dieta cetogênica MCT: efeitos nos modelos de convulsão animal. Exp Neurol. 2000; 161 : 696-703. [ PubMed ]
- Thavendiranathan P, C Chow, Cunnane S, McIntyre BW. O efeito da dieta cetogênica ‘clássica’ nos modelos de apreensão de animais. Cérebro Res. 2003; 959 : 206-213. [ PubMed ]
- Tieu K, Perier C, Caspersen C, Teismann P, Wu DC, Yan SD, et al. o d -hidroxibutirato resgata a respiração mitocondrial e atenua as características da doença de Parkinson. J Clin Invest. 2003; 112 : 892–901. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- Todorova MT, Tandon P, Madore RA, Stafstrom CE, Seyfried TN. A dieta cetogênica inibe a epileptogênese em camundongos EL: um modelo genético para a epilepsia idiopática. Epilepsia. 2000; 41 : 933-940. [ PubMed ]
- Trevathan E. Espasmos infantis e síndrome de Lennox-Gastaut. J criança Neurol. 2002; 17 Suppl 2: 2S9-2S22. [ PubMed ]
- Van der Auwera eu, Wera S, Van LF, Henderson ST. Uma dieta cetogênica reduz a amilóide beta 40 e 42 em um modelo de camundongo da doença de Alzheimer. Nutr Metab (Londres) 2005; 2 : 28. [ Artigo gratuito do PMC ] [ PubMed ]
- VanItallie TB, Nonas C, Di RA, Boyar K, Hyams K, Heymsfield SB. Tratamento da doença de Parkinson com hipercentonemia induzida por dieta: um estudo de viabilidade. Neurologia. 2005; 64 : 728–730. [ PubMed ]
- Vannucci SJ, Simpson IA. Mudança de desenvolvimento na expressão do transportador de nutrientes do cérebro no rato. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2003; 285 : E1127 – E1134. [ PubMed ]
- Veech RL. As implicações terapêuticas dos corpos cetônicos: os efeitos dos corpos cetônicos em condições patológicas: cetose, dieta cetogênica, estados redox, resistência à insulina e metabolismo mitocondrial. Prostaglandinas Leukot Essent Fatty Acids. 2004; 70 : 309-319 [ PubMed ]
- Cápsulas de Veech RL, Chance B, Kashiwaya Y, Lardy HA, Cahill GF, Jr. Cetonas, potenciais usos terapêuticos. IUBMB Life. 2001; 51 : 241-247. [ PubMed ]
- Vezzani A, Granata T. Inflamação do cérebro na epilepsia: evidências experimentais e clínicas. Epilepsia. 2005; 46 : 1724-1743. [ PubMed ]
- Vining EP, Freeman JM, Ballaban-Gil K, Camfield CS, Camfield PR, Holmes GL, et al. Um estudo multicêntrico da eficácia da dieta cetogênica. Arch Neurol. 1998; 55 : 1433-1437. [ PubMed ]
- Wang ZJ, Bergqvist C, Caçador JV, Jin D, DJ Wang, Wehrli S, Zimmerman RA. Medição in vivo de metabólitos cerebrais usando espectroscopia bidimensional de duplo quantum: exploração dos níveis de GABA em dieta cetogênica. Magn Reson Med. 2003; 49 : 615-619. [ PubMed ]
- Wang J, Ho L, Qin W, Rocher AB, Ser I, Humala N, et al. A restrição calórica atenua a neuropatologia da β-amiloide em um modelo de camundongo da doença de Alzheimer. FASEB J.2005; 19 : 659-661. [ PubMed ]
- RM mais selvagem Os efeitos da cetonemia no curso da epilepsia. Mayo Clin Proc. 1921; 2 : 307–308.
- Yamada KA, Rensing N, Thio LL. Dieta cetogênica reduz a morte neuronal induzida por hipoglicemia em ratos jovens. Neurosci Lett. 2005; 385 : 210-214. [ PubMed ]
- Young KW, Greenwood CE, van RR, Binns MA. Um estudo randomizado e cruzado de alimentos ricos em carboidratos em residentes do lar de idosos com doença de Alzheimer: associações entre resposta de intervenção, índice de massa corporal e função comportamental e cognitiva. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2005;60 : 1039-1045. [ PubMed ]
- Yudkoff M, Daikhin Y, Nissim I, Lazarow A, Nissim I. Dieta cetogênica, metabolismo de aminoácidos e controle de convulsões. J Neurosci Res. 2001;66 : 931-940. [ PubMed ]
- Ziegler, DR, Ribeiro, LC, Hagenn, M, Siqueira, IR, Araujo, E, Torres, IL, et al. A dieta cetogênica aumenta a atividade da glutationa peroxidase no hipocampo de ratos. Neurochem Res. 2003; 28 : 1793-1797. [ PubMed ]
Excelente postagem, artigos… de suma relevância pra quem procura saber sobre uma dieta correta , com qualidade, e acima de tudo, busca saúde no modo de se alimentar de maneira equilibrada!!!
Parabéns Rosângela pelo maravilhoso conteúdo!!!
Obrigada Dr. Rodrigo!Muito feliz em saber que estou ajudando as pessoas a terem uma vida saudável, qualificando a alimentação para que todos tenhamos uma vida mais longa e com muita saúde. Grande abraço.
Cara Rô
Excelentes informações.
Um trabalho onde se percebe muito e qualificado estudo.
Parabéns !
Interessante a abordagem sobre a dieta cetogênica. Ela é ótima. Tenho que começar a fazê-la por recomendação médica. No entanto, devido a algumas alergias poderei fazer apenas parte dela. Preciso fazer para melhorar minha saúde. Agora somente essa dieta pode auxiliar. Por isso, sempre é melhor prevenir do que remediar. Parabéns, Rosangela, teus artigos são muito valiosos e você sempre fala sobre o que é top no momento. Sempre atualizadíssima.