OVO – UM ALIMENTO COMPLETO !!! CONHEÇA OS 15 SEGREDINHOS QUE NUNCA CONTARAM PARA VOCÊ!!

 

Pasmem!!!

 

O ovo é o segundo alimento mais completo que temos a nossa disposição !!

 

Sim!!

 

Curiosos para saber qual o primeiro?! 😯

 

O primeiro alimento mais completo é o leite materno!!  😉

 

A adição de ovos à dieta diária é, extremamente, benéfica para quase todas as pessoas, uma vez que esse alimento é maravilhoso, tanto para quem procura uma dieta equilibrada, quanto para aqueles que buscam ganho de massa muscular ou perda de peso.

 

O QUE DEVEMOS SABER SOBRE O OVO:  

 

 

1.A PROTEÍNA:

 

O ovo por ser uma maravilhosa fonte de proteína ajuda, e muito, no ganho de massa muscular!!

 

O poder de absorção de suas ricas proteínas é, extremamente, alto comparando com os demais alimentos.

 

O ovo possui em média 6 gramas de proteína, e sua taxa de absorção chega a quase 100%, ou seja, praticamente, nada é perdido pelo nosso corpo quando o ingerimos. Isto é fascinante!!

 

Apesar do ovo, no passado, ter sido considerado um vilão na dieta diária, hoje estão comprovadas suas propriedades surpreendentes, eis que, tanto a quantidade, quanto a qualidade das proteínas fornecidas são excelentes!!

 

Assim, o ovo passou a ser considerado como um dos mais completos alimentos que existe na natureza, uma vez que se constitui, basicamente, de todos os aminoácidos, essenciais em quantidades adequadas, necessários ao nosso corpo.

 

Ufa!!!  Agora o ovo poderá recuperar sua reputação.  😀

 

As dietas com altas concentrações de proteínas devem utilizar, de forma indispensável, este alimento tão espetacular; pois sendo uma fonte abundante e disponível de proteínas com altíssima qualidade, os benefícios do ovo vem agraciar aqueles que tem como objetivo o aumento de massa muscular e o emagrecimento. Ao adicionar ovos na dieta, a recuperação e o crescimento dos músculos conseguirão alcançar seus objetivos naturalmente.  😀

 

2.CALORIAS:

 

Quanto ao índice energético, só pra termos uma ideia… o ovo possui, aproximadamente, 70 calorias !!

 

Isto é muito bom né gente!!

 

 

E …. A maior parte destas calorias encontram-se na gema, sendo que aqueles que comem somente as claras dos ovos, absorvem ainda menos calorias.  😉

 

 

3.E QUAL A INFLUÊNCIA DO OVO NO NOSSO TREINO DE CADA DIA!!??

 

Bem… é fácil entender…

 

 

Pelo fato do ovo possuir grandes doses de proteína de boa qualidade, como já disse, irá estimular o crescimento da massa magra, que por sua vez provoca um aumento nas calorias gastas pelo corpo em repouso, auxiliando na perda de gordura a longo prazo e de forma sustentável e duradoura!!

 

4.CORPO MAIS FIRME!!

 

O ovo também é excelente para manter o corpo firme.

 

 

Ele ajuda tanto no crescimento, quanto na manutenção dos músculos.  Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade, como a do ovo, produzem força muscular, ajudando a prevenir a perda de massa muscular, principalmente, em pessoas idosas.

 

5.CLARA DO OVO:

 

Os benefícios são promovidos, especialmente, por ação da leucina – aminoácido, que compõe a proteína da clara, muito usado nos suplementos nutricionais para o ganho de massa muscular. E, vale dizer que, quanto mais nossos músculos tornam-se mais definidos, menos flacidez teremos.  💡

 

Assim, podemos afirmar que a clara não pode faltar na dieta de quem quer esculpir músculos.

 

A versátil clara, que você prepara rapidinho, pode ser consumida na primeira refeição do dia, ou no lanche, ou mesmo antes de treinar ou dormir.

 

 

Quando o assunto é clara de ovo, não existe regra para usá-la em sua dieta, eis que esta interessante proteína também facilita a digestão. Apesar de não ser o nutriente mais indicado para um complemento pós treino, cumpre seu papel de primeira refeição, contínua, depois da atividade física, justamente por sua capacidade de ser bem digerida.  😉

 

Aliás, o fator digestão da clara do ovo é um diferencial, pois é recomendado para pessoas como problemas de trato gastrointestinal.  😯

 

Os aminoácidos e vitaminas encontrados na clara (e na gema) do ovo são fundamentais para o organismo, inclusive para ser consumida na hora da ceia, pois é uma proteína de lenta absorção.

 

Humm… Então, é perfeita para este momento, já que durante o sono, ficamos horas sem consumirmos alimentos.

 

A proteína da clara do ovo pode ser considerada de alto valor biológico (AVB), ou seja, oferece todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

 

 

Por ser de origem animal, contém valores representativos de BCAAs, aminoácidos com alto  poder energético e de estímulo a síntese proteica. Vale ressaltar, que os BCAAs, ainda favorecem uma secreção de insulina que, por sua vez, contribuem para o anabolismo e o anti-catabolismo muscular.

 

Além disso, a clara do ovo é fonte também de L-Glutamina, um aminoácido, intimamente relacionado ao nosso sistema imunológico e à redução da fadiga muscular, entre outros fatores.

 

Conclui-se, portanto, que a proteína da clara do ovo, chamada de ALBUMINA, irá ajudar  a turbinar os efeitos da musculação. Apesar de muitos ainda duvidarem de sua eficácia, ela vem  demonstrando características incomparáveis, tanto em resultados, quanto em custo-benefício. Com a ajuda da clara de ovo, é possível manter uma carga alta de aminoácidos no organismo e, portanto, como resultado, teremos o aumento de proteínas no organismo, aumentando as fibras musculares.

 

A clara de ovo é uma alternativa barata e acessível, oferecendo nutrição e recuperação muscular, além de colaborar com o nosso bem-estar.

 

 

Não é à toa que praticantes de musculação, entre outras atividades físicas, têm o hábito de inserir o alimento cozido em sua dieta, tornando-se a queridinha dos atletas.

 

Para emagrecer, sem ficar flácida, podemos adotar a clara do ovo com mais frequência, mesmo porque,  uma clara, tem apenas 15 calorias e não carrega gordura nem colesterol!! Wowww!!

 

6.SACIEDADE e EMAGRECIMENTO:

 

Recentemente, veio a tona, outro ponto positivo desse alimento, ou seja,  a perda de peso.

 

De acordo com uma pesquisa do Departamento de Obesidade do Centro de Pesquisa Biomédico da Universidade Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos, o mérito foi todo da proteína de boa qualidade que este alimento possui, pois, formado por aminoácidos essenciais, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, a proteína do ovo sacia com mais facilidade, além do que torna a digestão, ainda mais lenta, atrasando a sensação de fome.

 

 

Dica:

 

Experimente ovo no cafe da manhã!!  😉

 

Pelo seu alto valor nutricional e baixíssimo valor calórico, adicionar, este alimento natural, na dieta, obteremos saciedade prolongada ao longo do dia, com a vantagem de perder peso, eis que aquela fome desnorteada que surge a qualquer momento do dia, não irá ocorrer por conta dos preciosos benefícios de saciedade do ovo.

 

7.ÔMEGA 6:

 

A presença de ômega 6, neste alimento, nos traz inúmeros benefícios, como melhora do funcionamento do cérebro e visão.

 

A presença deste ácido graxo, comprova que este alimento não é apenas constituído de  proteínas, mas também composto de gorduras de extrema qualidade, como o ômega 6.

 

8.COLESTEROL:

 

O problema do ovo, sempre foi a presença do colesterol. Mas, calma ai!!

 

Hoje, sabemos que a quantidade de colesterol que consumimos na alimentação influencia muito pouco nas taxas de gordura no sangue. Já, a concentração de gorduras totais no ovo é cerca de 5 gramas, sendo apenas 1,5 grama do tipo saturada, ou seja, quase nada comparado a carnes, leite e derivados que consumimos diariamente.

 

O colesterol LDL, em geral, origina-se das gorduras saturadas, como carne e leite, por exemplo. Ainda que, para aquelas pessoas que lutam para controlar o colesterol, o ovo continuam sendo um alimento controlado. No entanto, não há problemas para pessoas com níveis saudáveis ​​de colesterol LDL.

 

 

Além disso, o consumo de ovos parece ter relação mais sólida com o aumento nos níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

 

Um estudo realizado em 2007 com 9.500 pessoas, reportado no “Medical Science Monitor”, demonstrou que o consumo de um ou mais ovos por dia, não aumentou o risco de doenças do coração ou enfarto entre adultos saudáveis, e que o consumo de ovos, pode estar relacionado com a redução da pressão sanguínea.

 

Os pesquisadores concluíram que a recomendação genérica para limitar o consumo do ovo pode estar distorcida, particularmente quando as contribuições nutricionais do ovo são consideradas.

 

Concluindo, o consumo regular de ovos pode, na verdade, diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

 

A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association), corrigiu, recentemente, as suas recomendações para consumo de ovos! Afirmando que “ Não existe uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.

 

 

Outra propriedade impressionante, especificamente, na gema do ovo, é a sua grande concentração de vitaminas e minerais com extrema variedade. Há, também, valores consideráveis ​​de vitamina A, D, E e do complexo B. Dentre os minerais, há boa quantidade de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.

 

9.TESTOSTERONA:

 

A testosterona encontra-se presente também neste rico alimento. Por isso, o ovo torna-se um grande aliado, naquele projeto para ganho de massa muscular!!

 

Esclarecendo que a presença do Zinco, tão raro em outros alimentos, é o que proporciona, ao nosso corpo, o aumento dos níveis de testosterona, que é de extrema importância para a nossa saúde.

 

 

Como disse, o aumento do nível de testosterona no nosso corpo estimula o crescimento dos músculos, trazendo um efeito positivo a nossa saúde, presenteando-nos com um ganho nos quesitos: – disposição e força!!

 

DICA:

A fritura dos ovos (sobretudo mexidos e com a gema perfurada), provoca uma perda maior de nutrientes, se comparada a outros modos de preparação, como o cozimento, por exemplo.

 

Como já disse, não existe hoje, recomendação para limitar o consumo de ovos para pessoas saudáveis. O ovo contém quantidades muito baixas de gorduras saturadas ( 1,5g das 5,5g de gorduras insaturadas).

 

10.COLINA:

 

Ter uma gestação saudável, é o que toda mamãe deseja!! Então porque não consumir a gema do ovo para dar uma ajudinha?!

 

Este alimento possui em sua rica composição nutricional na gema, a COLINA, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, extremamente importante para a prevenção de anomalias fetais.

 

 

DICA:

 

Dois ovos, por dia, provêm cerca de 250 miligramas de colina, ou seja metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou que esteja amamentando.

 

A Colina também muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos.

 

As gemas dos ovos também são muito importantes em nossa alimentação, ricas em folatos, prometem beneficiar a eficiência das células nervosas e, também, a atividade do cérebro.

 

Décadas de pesquisa demonstraram não haver associação do consumo do ovo com doenças cardíacas, mas ficou comprovado que este alimento é excelente fonte de COLINA, importante para quebrar a homocisteína, um aminoácido do sangue associado com o aumento do risco de doenças do coração. 🙂

 

11.VITAMINA B12:

 

A Vitamina B12 é encontrada em abundância nos ovos. Elas são conhecidos na produção de uma bainha de mielina, que ajuda na construção de isolamento para as fibras nervosas e assim previne derrotas do tubo neural.

 

 

12.LUTEÍNA E ZEAXANTINA:

 

São dois anti-oxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos. Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteína dos ovos é mais bio-disponível que a luteína de outros alimentos.

 

O ovo é um poderoso antioxidante que protege os olhos dos raios Ultra Violeta prejudiciais.

😯

 

13.OSSOS:

 

O valor nutricional dos ovos está, diretamente, relacionado à construção e desenvolvimento de ossos fortes.

 

Eles são ricos em vitamina D, e esta ajuda na absorção do cálcio, que ajuda a prevenir a osteoporose (aumentando a densidade óssea) e, também, regula o sangue.

 

 

Além disso, também são ricos em fósforo.

 

14.ANTIOXIDANTE:

 

O ovo é uma excelente fonte de selênio e antioxidantes.

 

Este dois nutrientes são essências na prevenção e combate ao câncer.

 

15.FERRO:

 

O ferro, presente no ovo, ajuda a prevenir sinais de tontura. Além disso, ele ajuda no transporte de oxigênio no sangue.

 

 

QUAL O MELHOR??    A CLARA ??    OU A GEMA??

 

Vamos esclarecer alguns fatores…

 

A princípio os dois são perfeitos!! Mas, tudo vai depender de qual o teu propósito na dieta.

 

A gema possui em sua composição, gordura boa; já a clara, sua maior parte será constituída de proteína.

 

O interessante para uma dieta saudável é consumir o ovo inteiro, pois a clara e a gema juntas, ajudarão a ganhar massa muscular magra.!!  😀

 

QUANTIDADE:

 

Quantas unidades de ovos podem entrar no cardápio?

 

Segundo uma pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo de até sete ovos por semana, altera muito pouco, as taxas de colesterol.

 

Para chegar a esse número, os autores avaliaram 120 mil homens e mulheres saudáveis no período de dez anos. Por medida de prevenção, no entanto, os especialistas ainda recomendam moderação para quem tem colesterol alto. “Para essas pessoas, o consumo máximo deve ser de três ovos por semana”

 

 

ARMAZENAMENTO E MANUSEIO:

 

Primeiramente, na hora da compra, é importante verificar os dados de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagem. 

 

Chegando em casa, guarde os ovos na geladeira, ou em lugar limpo, fresco e arejado, mas evite acondicioná-los na porta, pois não é indicado guardá-los nessa parte do refrigerador. Levando-se em conta que os movimentos, de abre e fecha da porta, podem quebrá-los. Convém colocá-los, mais no fundo da geladeira e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.

 

DICAS:

 

>Para evitar que a casca quebre no cozimento, adicione uma colher de sopa de vinagre na água fervente.

 

>Se você gosta do ovo molinho, deixe-o na água fervente por três minutos. Ou nove minutos se quiser ele durinho.

 

>Lave os ovos somente antes de utilizá-los.

 

 

15.PROTEÇÃO NATURAL  CONTRA BACTÉRIAS:

 

O ovo, naturalmente, possui várias barreiras de proteção natural para prevenir a entrada e crescimento de bactérias em seu interior.

 

Estas barreiras protegem o ovo em seu caminho da galinha até a sua casa. Apesar de proteger, a casca do ovo tem poros e não é totalmente a prova de bactérias. Para uma segurança adicional, a Legislação Sanitária do Brasil exige que os ovos devam ser higienizados com substância anti-séptica antes da comercialização pelo produtor.

 

Existem ainda, as barreiras internas do ovo, ou seja, as membranas internas, tanto da casca, quanto da gema que possuem substâncias que impedem a infecção bacteriana. A clara possui camada com pH alcalino, que impede o crescimento bacteriano e uma camada densa, que inibe a movimentação da bactéria. Portanto, existem várias camadas de proteção para que as bactérias não atinjam a gema facilmente, onde se encontram os nutrientes necessários para a sua multiplicação.

 

Tenha em mente que toda e qualquer mudança, nos seus hábitos alimentares, deve ser acompanhada por um profissional da área, ou seja, um nutricionista ou nutrólogo!!  😉 

 

 

 

Referências:

Lee A and Griffin B. Dietary cholesterol, eggs and coronary heart disease risk in perspective. Nutrition Bulletin (British Nutrition Foundation). 2006; 31:21-27.

Qureshi A, et al. Regular egg consumption does not increase the risk of stroke or cardiovascular diseases. Medical Science Monitor. 2007; 13(1): CR1-8. Tran NL, et al.

Balancing and communicating risks and benefits associated with egg consumption – a relative risk study. Presented at Experimental Biology 2007, Washington, D.C. Weigle DS, et al. 2005.

A high-protein diet induces sustained reductions in appetite, ad libitum caloric intake, and body weight despite compensatory changes in diurnal plasma leptin and ghrelin concentrations. Am J Clin Nutr. 82:41-48. Evans WJ. 2004.

Protein Nutrition, Exercise and Aging. J Am Coll Nutr. 23(6)601S-609S. Zeisel SH. Choline: Critical role during fetal development and dietary requirements in adults. Annu Rev Nutr, 2006; 26:229-50. Moeller SM, et al. 2000.

The Potential Role of Dietary Xanthophylls in Cataract and Age-Related Macular Degeneration. J Am Coll Nutr. 19(5):522S-527S. Chung HY, et al. Lutein bioavailability is higher from lutein-enriched eggs than from supplements and spinach in men. J Nutr. 2004; 134:1887-1893.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.