Sim!! É possível!!
Não é só de suplementos gringos, que podemos nos munir para obter uma melhora no treino.
Além de barato, o pré treino natural é encontrado facilmente na feira!!
A beterraba, no rabanete e nas folhas verdes como rúcula, folhas do nabo, alface, folhas de mostarda, kale e espinafre possuem em sua composição o NITRATO.
Pesquisas feitas na Escola de Medicina da Universidade de Washington nos Estados Unidos, descobriram que os nitratos, melhoram a performance muscular de atletas de elite.
Quando ingerimos estes alimentos, o nitrato se quebra em nitritos, que irão circular em nosso corpo, transformando-se em óxido nítrico.
O momento do treino é quando nosso organismo demanda necessidade do óxido nítrico.
Para podermos melhorar …
>>> A circulação sanguínea.
>>O aumento da resistência em exercícios anaeróbicos, especialmente para quem está começando.
>>O aumento da resistência em exercícios aeróbicos.
>>O aumento na produção de trifosfato de adenosina (ATP), responsável pelo nível de energia de suas células.
>>A recuperação muscular.
O óxido nítrico é uma substância essencial para a fisiologia “normal” do corpo e a sua carência é refletida em queda do desempenho na atividade física.
Ele está envolvido em muitas reações, dentre as quais vale destacar: vasodilatação, angiogênese, aumento da captação de glicose, contração muscular e na função mitocondrial.
O nitrito pode ser reduzido gerando óxido nítrico e, por esta razão, a sua suplementação/ alta ingestão diária pode ser utilizada como um excelente recurso ergogênico para a atividade.
Como consequência disso tudo, haverá uma redução da pressão sanguínea, uma redução da utilização de O2 durante exercício submáximo e um aumento da tolerância ao exercício!!
Ele atua beneficiando as reações, nas quais está diretamente envolvido, como a perda de gordura (pelo aumento da função mitocondrial) e hipertrofia (pela angiogênese e melhora da captação de glicose).
Os pré treinos naturais devem ser consumidos de uma a duas horas, antes do treino, de forma líquida, nas versões smoothies, sucos, purês ou shakes.
A ingestão deve ser feita, DIARIAMENTE, para que ocorra uma SATURAÇÃO DO NITRITO PLASMÁTICO e as consequentes respostas fisiológicas.
O pico de nitrato plasmático ocorre 3 horas após a ingestão e se mantém elevado por 6 a 9 horas, portanto, DÊ OLHO NO HORÁRIO DO TREINO!!
DICA:
A beterraba é um alimento que possui somente 35 calorias cada unidade e é fonte de carboidratos, fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C.
IMPORTANTE:
A quantidade deve ser entre 6,4mg/kg a 12,8mg/kg do seu peso corporal.
Se o uso do nitrato como pré-treino, for mais de duas vezes por semana, sempre prefira usar rúcula e folhas de nabo, pois têm alto índice de nitrato e baixo índice de oxalato; substância essa que em excesso, pode aumentar a incidência de pedra nos rins.
ÁCIDO NÍTRICO NO SANGUE:
O suco de beterraba está sendo associado ao aumento do nível de ácido nítrico no sangue.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indivíduos que ingeriram nitrato em sua alimentação, obtiveram elevação nos níveis de ácido nítrico no sangue, e tiveram diminuída a quantidade de energia empregada em ciclos de treinamento, sem reduzir o ritmo e aumentaram a resistência nos exercícios.
Essa melhora colocou menos estresse sobre o coração, durante a execução dos treinamentos físicos, e fez com que a sessão de exercícios tivesse uma duração ainda maior.
PUMP MUSCULAR:
Com a melhora do fluxo sanguíneo, os músculos treinados passam a receber uma maior oferta de nutrientes, ocasionando o crescimento muscular.
O inchaço do músculo, neste momento, se dará pela existência de um maior fluxo sanguíneo, resultando no transporte de nutrientes e oxigênio para as fibras, ocorrendo um aumento no plasma intramuscular, que irá se localizar nos espaços contidos entre os vasos sanguíneos e as células musculares.
Tais espaços ficam com um excesso de fluidos, ocasionando uma elevação na pressão do local, fazendo com que o plasma retorne aos músculos, ficando uma grande quantidade de sangue no interior da musculatura, resultando o famoso inchaço, característico do pump muscular.
PESQUISA:
Durante o experimento, ciclistas ingeriram meio litro de suco de beterraba, como pré treino.
Na pesquisa, da Universidade de Exeter, foi identificado que atletas melhoraram o seu tempo de resistência em 20%!!
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo acreditam que os nitratos encontrados na composição da bebida, resultaram em uma diminuição da quantidade de oxigênio necessária para a realização do exercício.
ALERTA:
Consumir quantidades excessivas da bebida, pode causar efeitos colaterais, como urina roxa e diarreia. Assim, consulte um nutrólogo ou nutricionista para avaliar corretamente o seu caso.
Receitas de sucos pré treino:
Ingredientes:
- 1 beterraba pequena;
- Adoçante a gosto;
- 1 ½ copos de água.
Modo de preparo:
Descascar, lavar e cortar a beterraba.
Bata no liquidificador a beterraba com água.
Não coe e nem use açúcar.
Depois é só servir e tomar seu pré treino natural!!
SUCO DE BETERRABA COM GENGIBRE
O gengibre por ser termogênico e anti-inflamatório, é um forte aliado da beterraba, que auxilia na vasodilatação, proporcionando energia e maior oferta de oxigênio aos tecidos de todo o corpo.
Ambos são ótimos para manter o estado de atenção durante a atividade física e ajudar na recuperação dos tecidos musculares.
Ingredientes:
- 2 beterrabas pequenas
- 2 peras
- 1 pedaço de 4cm de gengibre
- 1 pepino
- Gelo à gosto
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador.
Não coe e tome logo após ficar pronto sem utilizar açúcar ou adoçante.
E então..
Faça seu pré treino natural e depois comente aqui!